Oh, Céus! – exposição de Silvana Pohl no Garten

Clique abaixo para ouvir a postagem

Nesta quinta-feira, 18 de outubro às 20 horas, no  Garten Shopping  recebe a mostra intitulada “Oh, Céus!”, da artista visual, Silvana Pohl que apresenta ao público seu trabalho através de 19 aquarelas em que o tema de sua pesquisa está sempre direcionado para a cor, beleza e enigma dos céus.  A exposição conta com a curadoria de Marc Engler e ficará aberta até o dia 06 de novembro.

Oh, Céus é a 12ª mostra individual de Silvana, a 1ª foi em julho de 2010 quando expôs na Secretaria Municipal de Educação, a artista apresentou seus trabalhos também na Biblioteca Pública, no Centro Cultural Brasil Estados Unidos e na Casa da Memória, além de diversas coletivas. Em maio a artista participou da Exposição Internacional FabrianoInAcquarello, em Fabriano, Itália. Silvana Pohl faz parte da Associação dos Artistas Plásticos de Joinville AAPLAJ desde 2017.

Estudou aquarela com Asta dos Reis de 2005 a 2008, curso de Desenho e Pintura na Casa da Cultura 2012 a 2014. Continua seus estudos como autodidata.  Busca referências e admira os trabalhos de grandes mestre da aquarela, no Brasil,  Marcos Beccari, Renato Palmuti, Antonio Giacomin, Ari de Góes Jr.  Nos EUA, Ali Cavanagh, Marney Ward, Jeannie Vodden, Heidi Parrinello, Thomas Schaller. Na Europa e Oriente, Mitko Yankov, Igor Sava, Igor Mosiychuk, Adisorn Pornsirikarn, Carol Carter, Anna Hammer, Nesta Musial-Tomasewska, Berhard Vogel, Elke Memmler, Shirley Trevena,  Viktoria Prischedko, You Mee Park, Milind Mulick, Endre Penovac e John Lovett, Ilustrou capas de dois livros da poetisa joinvilense Rita de Cássia Alves – “Ensaio de Pétalas” e “Pele Submersa” e ilustra o novo livro de Lair Bernardoni. Silvana compartilha seus conhecimentos da técnica da aquarela com seus alunos em seu atelier particular.

Sem dúvidas, é uma artista de muitos talentos que já é figura carimbada no nosso site, e por isso mesmo, decidimos fazer um “bate e volta” de perguntas e respostas com a DIVA da aquarela joinvilense, confere aí!

ARTE NA CUCA – COMO VOCÊ DECIDIU SER UMA ARTISTA AQUARELISTA?

SILVANA POHL – Desde a infância, sempre gostei de desenhar e pintar. Mas só me dei conta da aquarela como forma de expressão em fins dos anos 90, em especial por sua funcionalidade. Ainda não tinha consciência da técnica com sua valorização pela transparência. No início de 2000 fiz alguns anos de aulas com Asta dos Reis com quem comecei a aprender os princípios. Mas foram os anos de prática, meus estudos como autodidata, os cursos com mestres dessa arte e meu papel como instrutora que me tornaram mais conscientes dessa técnica difícil, mas fascinante por sua imprevisibilidade. O papel, a água e o pigmento são meus parceiros de trabalho e, muitas vezes, comandam os resultados.

ARTE NA CUCA – O QUE TE INSPIRA PARA PRODUZIR UM NOVO TRABALHO ARTÍSTICO? 

SILVANA POHL – São muitas ou poucas coisas.  Depende da perspectiva da qual se observa. Pode ser uma teia de aranha, uma folha descolorida caída no quintal, um “esqueleto” de folha que se decompõe, um inseto, a harmonia de cores de uma flor, a incidência da luz sobre uma paisagem ou um objeto. Os céus de Joinville! Essa é a magia de viver… a magia do olhar. Tem que ter olhos pra ver!

 

QUANDO: Abertura 18 de outubro às 20 horas. Visitação até 06 de novembro, de domingo a domingo, das 10 às 22 horas
QUANTO: entrada gratuita
ONDE: Garten Shopping – av. Rolf Wiest, 333, no Bom Retiro, em Joinville

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *