Todos querem virar jacaré! Artistas da “Pequeninus Grupo de Arte” enfrentam a pandemia com consciência e criatividade

Desenhos: Humberto
Os artistas Humberto Soares e Alex Nascimento, responsáveis pela “Pequeninus Grupo de Arte”, são exemplos de resistência e criatividade no enfrentamento da crise econômica que afeta o setor cultural brasileiro. Atualmente radicados na cidade de Canelinha, ao sul do estado de Santa Catarina, os dois produtores culturais que vivem exclusivamente de sua arte – Humberto como artista visual e narrador de histórias e Alex como ator e bonequeiro – foram muito afetados com o fechamento de teatros e espaços destinados a arte e a cultura.

Impossibilitados de realizar suas apresentações, a saída foi usar suas experiências e criatividade para minimizar a crise, momento em que ainda em 2020, surgiu a primeira caixa surpresa “Cidade da Chuva”. Com artes impressas, os compradores recebiam a caixa repleta de produtos artísticos como livros autografados, adesivos, cartões postais, pôsteres, imãs de geladeira, papel de carta, desenhos para colorir e um desenho assinado por Humberto. 

Depois do sucesso da primeira caixa, outras vieram, sempre com temas diferentes e possibilidades de diversos preços e tamanhos, como “Amor Cura” “Mandalas e Passarinhos”, “Macacos na Teia”, “Fratello Francesco”, “Nosso Folclore”, “Humas Cartas Mágicas” e “Yoga com os Bichos”. Outro lançamento exclusivo da Pequeninus, agora em 2021, são os cadernos e blocos, encadernados artesanalmente pelo Alex, que contam com folhas coloridas além de outras opções.

As capas têm desenhos de obras que já foram publicadas por Humberto, “os cadernos são produzidos pensando principalmente, naquelas pessoas que querem anotar as receitas, esboços desenhos, […] eu, por exemplo, não vivo sem blocos de desenho”, explica o ilustrador.

Produtos comercializados pela “Pequeninus Grupo de Arte”


A novidade mais recente da dupla é a série “Os Vacinados” (2021), que chama a atenção para a importância da vacinação contra o vírus da COVID – 19. Com mais de 30 desenhos produzidos, Humberto Soares tem como inspiração para seus “jacarés” e “jacaroas”, pessoas anônimas e também conhecidas do meio cultural catarinense, que já tomaram à primeira ou segunda dose da vacina.

O sucesso foi tanto, que de uma manifestação contrária ao negacionismo propagado pelos apoiadores do governo federal, o que nasceu em tom de brincadeira, ganhou visibilidade por meio das redes sociais dos artistas e amigos. Os desenhos transformaram-se em mais um projeto, são capas de cadernos, adesivos, cartões postais e pôsteres com desenho de “jacarés” ou “jacaroas” escolhidos pelo comprador.

Pensando em contribuir para a desmistificação da vacina e colaborar para o esclarecimento da população, o site “Arte na Cuca” em parceria com a “Pequeninus Grupo de Arte”, lança uma série de publicações sobre o tema nas redes sociais.

O projeto #vacinasim, inicia no dia 01 de abril e traz uma seleção de desenhos da série “Os Vacinados”, junto com as principais informações no que diz respeito ao distanciamento social, uso adequado de máscaras e às vacinas contra Covid-19 que já estão sendo aplicadas no Brasil. Mais uma vez, com bom humor e consciência, a arte auxilia no combate as fake news e na promoção da saúde física e mental.

Sobre a Pequeninus

A Pequeninus Grupo de Arte, nasceu em 2010 na cidade de Joinville/SC, com a união das artes de Humberto Soares (artista visual e narrador de histórias) e Alex Nascimento (ator e bonequeiro), atualmente a sede do grupo é na cidade de  Canelinha/SC. O grupo tem em seu repertório teatro de bonecos, teatro lambe-lambe, narração de histórias, cultura popular, artes visuais e literatura, além de oficinas de mandalas, oficinas de origami e oficinas de histórias em quadrinhos. O grupo também realiza exposições de artes visuais, ilustrações para livros, publicações de livros, fanzines e cadernos artesanais.

Sobre Humberto Soares

Nasceu em Curitiba/PR e mudou-se para Joinville/SC em 1998, onde desenvolveu sua arte, passando pelas histórias em quadrinhos, exposições e desenvolveu seu lado escritor, narrador de histórias e também de professor de arte sequencial para crianças e adultos.

É Autor e ilustrador do livro de imagem “Cidade da Chuva” (narrativa visual) e seus contos e desenhos representam a natureza e mitos encantados. Atua como ilustrador de livros infantis e juvenis, fazendo diversas parcerias literárias com escritores brasileiros. Na área da literatura criou recentemente os “Livros Pequeninus”, livros que cabem numa caixa de fósforos, pequenas obras de literatura de imagem. Por onde anda o artista entrega trevos de quatro folhas para desejar boa sorte, esperando que no mundo haja mais encantamento. Atualmente o artista vive e trabalha em Canelinha/SC.

Sobre Alex Nascimento

Nasceu em Itajaí/SC. Mudou-se para em Joinville/SC em 2010, onde criou junto com o artista Humberto Soares a “Pequeninus Grupo de Arte”. Trabalha com narração de histórias, teatro de bonecos, cultura popular catarinense, teatro em miniatura (teatro lambe-lambe), artes visuais e literatura, atualmente o artista vive e trabalha em Canelinha/SC.


Onde adquirir? No site da “Pequeninus Grupo de Arte” AQUI
Redes sociais da Pequeninus: facebook.com/grupopequeninus | @pequeninusgrupodearte

Humberto Soares e Alex Nascimento – “Pequeninus Grupo de Arte”

Recommended Posts

1 Comment


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *