Parceiros Arte na Cuca: Rita de Cássia Alves

Clique abaixo para ouvir a postagem

“Há desafios e alegrias quando recebemos o retorno do leitor, sendo que a leitura deve se concentrar sempre como nosso maior legado” Rita de C. Alves

Os livros são a paixão da escritora joinvilense Rita de Cássia, que é graduada e Pós-Graduada em Letras e Pedagogia. Os conhecimentos adquiridos durante os cursos e em suas vivências, são o movimento e a força inicial para escrever e nos encher de emoção quando abrimos um de seus livros. Rita é atuante na cena literária de Joinville e região, faz parte de diversos movimentos e associações como a Confraria do Escritor, Associação das Letras, Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul e do Instituto de Cultura e Educação.

Atualmente, possui oito obras poéticas publicadas que segundo ela, são consequência do “rascunhar a vida” como uma eterna aprendiz. Entre seus livros estão: Simplesmente Vida, O corpo das Hortênsias, Abajur de Cabeceira, e Dor de Passarinhos, produzido para atender principalmente ao público infantil.

Em 1982, lança seu primeiro livro, intitulado “Simplesmente Vida”, na época publicado com recursos próprios e auxílio de seus pais, ao iniciar o curso de Letras na FURJ (Univille). Com apoio da família, amigos e professores a jovem escritora inicia sua jornada, que logo na estreia vê sua obra alcançar receptividade, motivo de comemoração e incentivo para novas publicações.

 Questionada sobre a produção e comercialização de livros de autores independentes, ela aponta caminhos sobre como é possível lançar um livro com poucos recursos:

“Cada autor possui suas especificidades e busca alternativas que podem ser por meio de intercâmbio cultural, participação em projetos educacionais e concursos literários, entre outros. Minha experiência pessoal se dá por essas intercorrências em que a participação e troca de saberes na Confraria do Escritor, Associação das Letras, Academia de Letras e Artes de SFS e no Instituto de Cultura e Educação, faz toda a diferença.”

Sua dedicação e amor pela escrita se devem ao gosto e afinidade com a leitura desde a infância, carinho que também carrega pela literatura infantil, gênero que diz ser a expressão da sua criança poética.

 “Dor de Passarinhos” lançado em 2018 é sua produção mais recente, onde a artista nos provoca a respeito de questões que dizem respeito a conquista da liberdade, a leveza da alma e o chegar e partir para novas descobertas.

Rita de Cássia Alves escreve sobre o que lhe passa, expressando em palavras e com muita sensibilidade, as experiências que tocam seu coração.  Parafraseando o professor e poeta Rubens Alves, ela é uma ‘escritora de espantos’ pois a inspiração e os temas diversos que explora em seus versos, surgem até mesmo de um pequeno gesto, mais que suficiente para nascer uma nova história.

É possível adquirir alguns dos títulos de Rita por aqui: artenacuca.com.br/product/livro-dor-de-passarinho/

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *