Oficina de Palhaçaria ganha 2º edição online

Clique abaixo para ouvir a postagem

“Acredito que num momento como este de isolamento, tensões constantes, muita energia de medo sendo gerada, toda atividade que desperte este corpo para a vida,
é revitalizante.”

A atriz e produtora cultural Bia Alvarez traz de volta, a pedidos do público, a Palhaça Everline Flore, para ministrar a oficina Estado de Brincar! – Edição Online. O encontro acontece de 24 de Setembro a 15 de Outubro, das 19h às 21h e tem entre seus objetivos: pesquisar a linguagem da palhaçaria e a busca do despertar nos participantes corpos disponíveis para o estado de brincadeira e de afetação.

 O projeto, que acontece desde 2018 no formato presencial, ganhou estudos em formato virtual. Segundo Bia, “É uma pesquisa nova que venho fazendo em função da situação de pandemia. Já fiz uma edição neste formato online e desta oficina saiu um grupo de pesquisa que venho  coordenando, chamado Presença e Palhaçaria, que conta com 4 alunos. Trabalhamos desde abril no formato virtual, que chamo de Virtual em Tempo Real, pois não são aulas gravadas e sim a experiência do momento presente.”

A oficina Estado de Brincar! foi elaborada para pessoas a partir de 18 anos, sem a necessidade de experiências anteriores com linguagens artísticas.
Para participar da oficina, é essencial que o participante possua computador ou celular com acesso à internet e tenha o aplicativo Zoom instalado em seu aparelho. Além disso, é necessário providenciar nariz vermelho de palhaço com cordinha de elástico.

Bia Alvarez em live sobre a oficina Estado de Brincar!

O encontro será rodeado de práticas e momentos em que a atriz é provocadora em suas falas, o que auxilia os participantes na realização de suas pesquisas individuais. Quem já passou pela experiência, conta o quanto foi gratificante e importante participar da oficina:

“Sou atriz e já fiz diversas oficinas de palhaçaria, mas minha palhaça nasceu com a oficina Estado de brincar!, ministrada pela Bia Alvarez. Faço faculdade de Licenciatura em Teatro na cidade de Curitiba/PR e nesse período de pandemia estou tendo aulas online. Como lido diretamente com  as aulas EAD, não acreditava  que pudesse dar certo, com o teatro e principalmente com a palhaçaria. Afinal, é algo que exige entrega, presença e troca. Mas decidi dar uma chance à oficina e posso dizer que foi a melhor experiência EAD que eu já tive. A Bia fez com que ficássemos confortáveis, e a metodologia dela propõe uma imersão. As formas que ela adaptou para o EAD foram muito eficazes. Com a Bia Alvarez descobri minha palhaça, a Maria Elis (meu nome artístico), agradeço muito a ela por isso.  Quero destacar  que a oficina é um despertar para a brincadeira, e você não precisa estar no ramo das artes para fazer, basta se permitir. Hoje em dia continuo explorando minha palhaça pelas redes sociais e pretendo continuar sendo aluna da Bia.” Maria Eduarda – Atriz.

É Importante destacar que a arte da Palhaçaria é um ofício que exige tempo e dedicação e a oficina pode ser a porta de entrada para esse universo de sutilezas, delicadezas, profundidades, forças e possibilidades. Que tal conhecer o seu Estado de Brincar!?

Sobre a Atriz Bia Alvarez

Bia Alvarez – Palhaça Everline Flore, reside em Joinville/SC e é Palhaça, Atriz e Produtora Cultural. Há doze anos dedica-se à pesquisa da arte da palhaçaria.. Ao longo de sua pesquisa teve formação com : Karla Concá – As Marias da Graça/RJ; Ivan Prado – Palhaços em Rebeldia Espanha; Silvia Leblon – Palhaça Spirulina/SP; Mauro Zanatta – Escola do Ator Cômico/ Curitiba. PR; Andréa Macera – Teatro da Mafalda/SP, entre outros. Tem em seu repertório espetáculos de Palhaçaria, intervenções e números cômicos. Mantém em repertório o espetáculo solo “Everline na escuta!”, com direção de Andréa Macera; o experimento cênico em dupla “Cirquinho D’Elas!” e o número cômico “Meu mundo caiu!”, onde também faz a direção. Realizadora de diversas iniciativas de formação em palhaçaria em Joinville e região. Realizadora do Encontro de Palhaç@s de Joinville; Realizadora, juntamente com a Cia As Mareadas e Primo Atto Produções, do 1º Sol Rindo Festival de Palhaçaria de Balneário Camboriú. Integrante fundadora da Rede Catarina de Palhaças. Ministrante da oficina de palhaçaria Estado de Brincar!, tendo integrado o projeto SESC Dramaturgias – nacional, com a mesma durante o ano de 2018. Ministrou a mesma oficina na programação oficial do FIK – Festival Internacional de Teatro, realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina em 2020.

Mantém um espaço de pesquisa em Palhaçaria na cidade de Joinville/SC, onde ministra oficinas continuamente desde o ano de 2018 e recebe formadores da linguagem de diversas partes do país desde o ano de 2014. É idealizadora, Professora e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Presença e Palhaça que está ocorrendo no formato virtual em função da pandemia. Diretora, Palhaça e Produtora no experimento online com palhaças em isolamento social – Cirquinho D’Elas! – 2020, integrante da programação do Verão Teatral em casa. Pesquisadora autodidata da palhaçaria no universo virtual como espaço de encontro, afetos e presença.

Para participar da oficina Estado de Brincar!

Quando? 24 de setembro; 1°, 8 e 15 de outubro de 2020 (quintas-feiras, das 19h às 21h).
Onde? Ambiente virtual, em tempo real!
Quanto? 1º Lote R$ 132,00 até dia 9 de setembro ou até terminarem as vagas. 2º Lote R$ 165,00 a partir do dia 9 de setembro ou quando terminarem as vagas.

Comprar via Sympla: https://www.sympla.com.br/estado-de-brincar-pesquisa-em-palhacaria–um-experimento-virtual-em-tempo-real__942499

Carga horária: 2 h/aula por encontro. Totalizando 8 horas.

Público alvo: Pessoas a partir de 18 anos de idade, iniciados ou não em palhaçaria.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *