Oficina de colagens Álbum de Família abre inscrições com vagas limitadas

No dia 3 de fevereiro iniciam as inscrições gratuitas para mais uma oficina Álbum de Família, idealizada por Pati Peccin, ilustradora e arte educadora entusiasta do universo das colagens, base para a produção e confecção do álbum de fotografias. O encanto e a relação tão direta com essa técnica – que traz referências do scrapbook (livro de recortes) – e o crescente interesse sobre as ancestralidades incentivaram a artista a dar continuidade ao desenvolvimento do tema, com desdobramento em diversas edições. A segunda, viabilizada com recursos do edital Lei Aldir Blanc 2021, da FCC (Fundação Catarinense de Cultura), já está programada para os dias 19 de fevereiro, 5 e 19 de março e 2 de abril.

“Com a midiatização e a superexposição das fotografias em redes sociais, os antigos álbuns ficaram esquecidos. A oficina funciona como um convite para revisitar o passado. A ideia é que os participantes mexam no baú – real ou fictício -, coletem memórias, resgatem a ancestralidade de suas famílias, façam recortes de cópias de fotografias garimpadas nos acervos familiares e, a partir de uma linguagem mais contemporânea, tragam de volta a materialidade dos álbuns, que se perdeu com a digitalização dos registros. Esta vivência e sensibilidade são a essência do nosso projeto”, explica Pati.

Uma das novidades deste ano é que as aulas serão co-ministradas juntamente com a artista multimídia Alicia Ferreira, que já foi aluna de diversas oficinas realizadas por Pati, somando novos olhares ao processo de criação e confecção do álbum.

Serão quatro encontros realizados de forma remota, on-line, por videoconferência. O curso oferecerá um tradutor de Libras. Parte do conteúdo, mais especificamente a Live de abertura, no dia 19 de fevereiro, às 16h30, será transmitida ao vivo pelo Youtube, no canal Pati Peccin, o que amplia o alcance do público interessado em conhecer a dinâmica dos trabalhos. 

A oficina é aberta a todas as pessoas – com mais de 12 anos – que queiram construir um álbum para coleção de memórias, registros e texturas. Durante os encontros, Pati e Alicia vão mostrar aos oficineiros como montar o material, usando colagens e texturas que se identificam com a narrativa contada pelos participantes. No último dia, eles aprenderão sobre encadernação japonesa para que finalizem os álbuns.

Para participar do projeto Álbum de Família é necessário fazer a inscrição pelo site: https://bit.ly/album-de-familia-2022 até dia 14 de fevereiro. As vagas são limitadas, por isso, vale a ordem de inscrição. A entrega do álbum deverá ser por e-mail até dia 11 de abril. Mais informações podem ser acompanhadas diretamente nas redes sociais da oficina Álbum de Família no Instagram @album.de.familia.2022 e Facebook https://www.facebook.com/albumdefamilia2022.

Quando? 19 de fevereiro, 5 e 19 de março e 2 de abril. Horário? Aos sábados, das 15h as 18h.
Quanto? Gratuito.
Onde? Online. Com inscrições.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *