Grupo de danças folclóricas Badenfurt realiza apresentações didáticas em escolas e universidade de Blumenau

Dança, história e inspiração. Neste mês, o Grupo Folclórico Badenfurt fez quatro apresentações de dança folclórica para cerca de 300 pessoas em escolas e Universidade de Blumenau. As ações gratuitas fazem parte do projeto Baden Schuhplattler – Dança Folclórica, com ações didáticas voltadas para alunos e professores das instituições. As escolas contempladas com as apresentações foram a E.E.B Prof. Heriberto J. Muller, no bairro Fortaleza; o E.E.B. Hercílio Deeke, no bairro da Velha Central; a FURB para o Grupo de Extensão Danças Alemãs, e, a E.E.B Pedro II, no bairro Jardim Blumenau.

Para a assessora de Direção da E.E.B. Hercílio Deeke, Solange Rosa, o projeto que leva tradição, dança e cultura para as escolas gera encantamento a quem assiste. “Adoramos a apresentação. O projeto é maravilhoso e com certeza deve continuar circulando nas escolas, porque é uma das formas de levar um pouco de arte, cultura e conhecimento para os nossos alunos, fazendo com que eles conheçam a dança folclórica do nosso município”, acrescenta. 

“Projetos como este ajudam a incentivar os jovens a interagir com o meio folclórico, oportunizando conhecimento e talvez despertando o interesse em fazer parte de um grupo de dança. Em nome do Grupo Folclórico Badenfurt e Baden Schuhplattler, gostaríamos de agradecer pela oportunidade de expressar nosso trabalho nas escolas e Universidade de Blumenau, que ações como estas continuem levando um pouco da nossa tradição para toda a comunidade, a fim de preservar as nossas origens”, celebra a coordenadora geral do projeto e de dança do grupo, Ana Caroline Passold Amaral.

Conheça o trabalho do Grupo Folclórico Badenfurt

Segundo o coordenador de dança do Baden Schuhplattler, e integrante do Grupo Folclórico Badenfurt, Luan Carlos Haendchen, oportunizar o acesso à história e à cultura dos imigrantes foi gratificante. “Muito mais do que levar apenas a dança, levamos também a informação para enriquecer um pouco mais nossa história como blumenauenses”, afirma.

Para a diretora da EEB PEDRO II, Raquel Carla Florentino Koehler, projetos como este aproximam a cultura germânica, dos colonizadores do município, com os estudantes. “Mostra que existe um contexto histórico por trás das danças e dos trajes típicos que vai além da Oktoberfest”, conclui.

O projeto Baden Schuhplattler – Dança Folclórica, do Grupo Folclórico Badenfurt, é patrocinado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Acompanhe as novidades pelo @grupofolcloricobadenfurt

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *