“Fritz, um sapo nas terras do príncipe”

Clique abaixo para ouvir a postagem

Por Carol Spieker

História Oficial e literatura infantil de qualidade é a mescla que resulta em “Fritz, um sapo nas terras do príncipe”, livro de estreia na literatura infantil, do paulista radicado em Joinville, Jura Arruda.

A obra conta com as ilustrações do músico e ilustrador joinvilense, Nei Ramos e foi publicada pela Editora Letra d’água em 2012 (SIMDEC), graças ao Edital de apoio à cultura do referido ano e, aqui, permito-me abrir parênteses para falar da importância desses mecanismos públicos (via Edital ou Mecenato) para a manutenção da arte e da cultura em nossa cidade.

Voltando à obra de Arruda, seu livro foi amplamente utilizado nas escolas da rede pública de Joinville, desde o seu lançamento e ainda o é, considerando a maneira lúdica e divertida de “contar a história” da fundação e colonização da Colônia Dona Francisca, atual Joinville.

O livro relata a história de Joinville pela ótica de Walter, imigrante alemão que veio “fazer a vida” na nova terra e Fritz, um divertido sapo com mania de realeza que veio escondido para essas terras, pois, sabendo tratar-se da “terra do príncipe”, tinha a intenção de virar gente e tornar-se um belo príncipe, também. Teria Fritz conhecido certo conto de fadas, em que o sapo vira príncipe ao ser beijado pela Princesa? Bem, mas esta já é outra história…

Eles tornam-se amigos e enfrentam juntos as dificuldades e as alegrias da construção da Colônia Dona Francisca, terra dada ao Príncipe François Ferdinand como dote de casamento com Dona Francisca, irmã de D. Pedro II. Outro ponto interessante da obra, é que Jura Arruda insere no texto, escrito em português, palavras escritas em alemão, o que acaba por enriquecer o texto e torná-lo mais atrativo, trazendo naturalmente, um glossário ao final do livro para que o leitor inexperiente no idioma, não perca nenhuma passagem do livro.

Em 2015, patrocinado pelo município e (extinta) Fundação Cultural de Joinville, por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC, Jura Arruda lançou, agora pela Editora Areia (fundada pelo escritor), também em parceria com o ilustrador Nei Ramos, o livro “Fritz, olha o trem!”, no qual Fritz, o sapo personagem- título de ambos os livros, participa da inauguração da Estação Ferroviária de Joinville Neste livro, Fritz vive novas e divertidas aventuras e até descobre o amor, ao lado da bela Futrika, uma sapinha muito simpática.

Recomendo ambas as obras para pequenos leitores. Nas escolas, ele foi amplamente difundido entre os quartos anos, crianças de 9 e 10 anos, que estudam a História de Joinville, pela Matriz Curricular vigente na Rede Municipal de Ensino. Mas, é importante frisar que não se tratam de obras didáticas, voltadas apenas para a sala de aula. Ambos os livros podem ser lidos (e brincados e sonhados…) por pequenos leitores também fora do âmbito escolar.

Jura Arruda é escritor,cronista, pesquisador e dramaturgo, com diversas obras publicadas.

Powered by Rock Convert

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *