Espaço Cultural Ritzmann recebe a exposição “Pluralidades no Mosaico”

Clique abaixo para ouvir a postagem

No dia 20 de novembro às 10h o Espaço Cultural Ritzmann recebe a exposição “Pluralidades no Mosaico”, que apresenta o trabalho da mosaicista Tenessee Liz e dos alunos de seu Ateliê de Mosaicos. As mais de 20 obras feitas por meio das técnicas do mosaico, podem ser conferidas de perto até dia 05 de dezembro, de segunda a domingo, das 14 às 17 horas, com entrada gratuita.

Com curadoria do produtor cultural Luciano Itaqui, “Pluralidades no Mosaico” é uma mostra que apresenta a diversidade de estilos e suportes proporcionada por esta arte milenar. Participam da mostra treze alunas da artista e mosaicista Tenessee Liz: Ana Gertrudes Osório Laidens, Aurora Zimmermann, Carla Maria Roth Cardoso, Carolina Beiro da Silveira, Carmem Augusta Benke, Chritel Kraus, Estela Maris Pereira de Souza, Giselle Bonafini dos Santos, Luciane Coelho Reis, Rita de Cássia Westphal, Rosa Maria Inigo, Selma Franco, Zulma Cezimbra Dias.


Durante a abertura haverá apresentação do Músico Dedé Alves de Florianópolis, com repertório de MPB e Bossa Nova e samba de raiz, e no dia 04 de dezembro, irá acontecer uma aula aberta com demonstração de técnicas do mosaico.

“Além do despertar criativo, efeito relaxante, o mosaico traz melhorias na coordenação motora e trabalha a sensibilidade através das cores e emoções, bem como contribui para o aumento da autoestima. Vai ser especial apresentar o nosso ateliê num espaço de arte tão bacana como o Espaço Cultural Ritzmann. As expectativas são as melhores, as alunas estão caprichando nas obras”. Destaca Tenessee Linz.

Sobre a técnica do Mosaico

O Mosaico na linguagem artística é um desenho feito com vários materiais (pedras, vidro, areia, conchas, cerâmica, azulejos…), de várias cores, cortes e tamanhos. São, portanto, pedaços separados, mas que formam um todo – uma composição. A técnica da arte musiva consiste na colocação de tesselas – nome dado a toda espécie de rocha natural, esmaltes artificiais e cerâmicas que são cortadas em forma de cubos.

Sobre a artista Tenessee Liz

É natural do Rio Grande do Sul, radicada em Joinville há 13 anos possui seu Ateliê de mosaicos, no bairro Vila Nova em Joinville, onde desde 2018 ensina as diferentes técnicas de Mosaico para suas alunas, e sempre está aprendendo e se especializando em novas técnicas, com renomados mosaicistas a exemplo de Patrícia Ono de Curitiba e Lu Rizzi, que mantém ateliê em Búzios-Rio de Janeiro. Com sete anos de pesquisas e trabalhos com mosaico, Tenessee participou de exposições coletivas e individuais, além de participar da montagem e instalação do painel em mosaico no Portal da Secretaria do Estado do Desenvolvimento Regional, tem também obra pública instalada no Mercado Público Municipal de Joinville, na local apresenta um painel de mosaico fazendo a releitura de uma obra de Franz Xaver Winterhalter, que retrata a Princesa Dona Francisca de Bragança, casada com o Príncipe de Joinville.

Na foto: Artista e sua família. Inauguração da obra pública “Não se Cale” Joinville/SC.

Quando? 20 de novembro, até 05 de dezembro. Horário: segunda a domingo, das 14h às 17h.
Quanto? Entrada gratuita.
Onde? Espaço Cultural Ritzmann. Rua Anita Garibaldi, nº 1787, bairro Anita Garibaldi. Joinville/SC.

Visitação gratuita até dia 05 de dezembro, de segunda a domingo das 14 às 17h, para agendar
outros horários os visitantes podem entrar em contato pelo número(Whatsapp) 99741-5638.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *