Dra. em Educação Maria Laura P. Spengler oferece encontros formativos sobre literatura infantil

De 18 de fevereiro a 16 de março, a Doutora em Educação e pedagoga Maria Laura P. Spengler traz ao Vale do Itajaí o projeto Literatura Infantil e Seu Lugar na Contemporaneidade: Territórios de mediação; com encontros formativos sobre literatura infantil, em formato online e presencial. As ações do projeto serão gratuitas e voltadas para professores e gestores de instituições educativas públicas e privadas, bibliotecários, agentes culturais, público geral interessado e contarão com tradução em LIBRAS.

“Os encontros formativos serão mediados com livros ilustrados e temáticas que apresentem as diversidades. As escolhas dos livros que irão compor as ações partem da compreensão do conceito de bibliodiversidade, concepção que busca a defesa do direito ao pensar sobre a complexidade do mundo e se dá pela difusão da diversidade de livros que projetam diferentes editoriais, a valorização de diferentes autores e diferentes temáticas, bem como a multiplicidade editorial, e relaciona-se também com a defesa de diversidades étnicas, linguísticas, de gênero e raciais”, explica a produtora cultural Deda Silveira.

“A realização de encontros em formato remoto, online, via diferentes plataformas, promove uma maior inserção e participação de agentes mediadores, visto que, pulveriza o acesso, possibilitando a participação de pessoas de diferentes lugares do país e do exterior desde que compreendam a  Língua Portuguesa ou a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)”, afirma a Doutora em Educação, Maria Laura.

O projeto Literatura Infantil e Seu Lugar na Contemporaneidade: Territórios de mediação, de Maria Laura Pozzobon Spengler, é financiado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – Executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. 

Sobre a professora

Maria Laura Pozzobon Spengler é Doutora em Educação pela UFSC. Pedagoga pela FURB, com experiência docente na Educação Infantil, anos iniciais e Ensino Superior. Especialista em Gestão Escolar e Interdisciplinaridade, pela Faculdade de Joinville e especialista em Psicopatologia da Infância e Adolescência pela Sociesc. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL. Vice-líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e práticas de mediação literária, da UFSC. Experiência em formação de professores nas áreas de Alfabetização e Letramento, Pequena Infância e Educação Literária. Atualmente é professora do curso de Pedagogia da UDESC. Leitora votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Dra. Maria Laura P. Spengler

Programação
Todas as ações (três online e duas presenciais) são gratuitas com tradução em LIBRAS

Dia 18 de fevereiro
Encontro formativo com estudantes do curso de Pedagogia da UDESC
Das 8h às 10h, online, ação gravada
Ação para grupo fechado.

Dia 21 de fevereiro
Encontro formativo + Oficina com  mediadores da Biblioteca Dom Daniel Hostin, em Gaspar/SC
Das 19h às 21h, ação presencial
Local: Escola de Educação Infantil Essência do Brincar
Ação para grupo fechado.

Dia 23 de fevereiro
Encontro formativo com Profissionais que atuam em biblioteca do Sesc
Das 9h às 11h, online, ação gravada
Ação para grupo fechado.

Dia 07 de março
Palestra online, com a Doutora em Educação e pedagoga Maria Laura P. Spengler
Das 19h às 21h
Pelo canal do YouTube da Entre Aspas Educação e Cultura: bit.ly/entreaspaseducultura 
Evento gratuito e aberto ao público
Link para inscrição: https://bit.ly/formacaoliteratura4

Dia 16 de março
Oficina literária em parceria com Vem Cultural em Timbó/SC
Das 19h às 21h, ação presencial
Ação para grupo fechado.

**Todas as ações seguirão os protocolos sanitários vigentes, devido à pandemia de Covid-19.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *