Curso livre de Palhaçaria na AMORABI

“A Palhaçaria é o estudo do ridículo, que passa fundamentalmente pelo estado de brincar, e no meio disso tudo o que realmente interessa é afetar e ser afetado, a relação” – Bia Alvarez.

“Presença e Palhaçaria, um espaço de pesquisa” é o curso livre da artista Bia Alvarez que será realizado na Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga – AMORABI, no mês de janeiro de 2022 em Joinville/SC. O evento acontece com recursos da Lei Aldir Blanc Joinville, e por meio de atividades totalmente práticas, proporcionará ao participante a possibilidade de compreender, a partir de si mesmo, mecanismos que podem levá-lo a um estado de presença, que é o estado do jogo, da relação, do ser palhaça/palhaço.

O projeto marca a retomada das ações presenciais da artista Bia Alvarez, que declara: “A retomada presencial dos estudos acerca da palhaçaria na cidade de Joinville, é um dos principais objetivos do projeto contemplado na Lei Aldir Blanc, bem como a manutenção de um espaço de pesquisa continuado. Venho mantendo processos de pesquisa em Joinville desde o ano de 2014, e aprofundar a linguagem da palhaçaria é ir, também, entendendo nossa dinâmica pessoal enquanto indivíduo e também habitante da cidade. Quem é a Palhaça, o Palhaço que vive em nossa cidade? Quais são as nossas particularidades de profundezas, de riso, de exposição e fragilidades? Ao longo dos anos vim olhando para estas perguntas, sem querer, necessariamente, encontrar respostas, entendo que pesquisar o universo da palhaçaria é falar de identidade, de reconhecimento, de afetação. Fiquei muito feliz com a aprovação deste projeto que possibilita também que a pesquisa aconteça na comunidade periférica, resgatando aos poucos a dignidade que nos foi tão afetada durante esta pandemia.”

Os interessados em participar do curso, pessoas a partir de 18 anos de idade e com a comprovação de pelo menos duas doses da vacina contra Covid 19, podem se inscrever gratuitamente até o dia 23 de dezembro por meio do link: https://forms.gle/6eDAG698xFU8KBJZA

Sobre Bia Alvarez

Palhaça Everline Flore, atriz, diretora e produtora artística e cultural. Estuda a linguagem da palhaçaria há 13 anos, tem em repertório solos, números cômicos e peça em dupla na linguagem da palhaçaria. Mora em Joinville/SC, onde mantém um espaço de pesquisa que recebe professores convidados de diversas partes do Brasil. Ministra a oficina de iniciação a palhaçaria “Estado de Brincar!” e coordena processos de pesquisa livres e continuados em palhaçaria, dentro do espaço de pesquisa “Presença e Palhaçaria”. Atualmente está cursando Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina.

“Curso Livre Presença e Palhaçaria, um espaço de pesquisa”
Janeiro de 2022 – sábados e domingos
Dias 08 e 09 – 13 às 19 horas
Dias 22 e 23 – 13 às 19 horas
Dias 29 e 30 – 13 às 19 horas

Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga – AMORABI
Rua dos Esportistas, 510. Joinville, SC. Número de Vagas: 10 (dez), sendo 5 (cinco) vagas preferenciais para moradoras/moradores do bairro Itinga.
Gratuito, inscrições até dia 23 de dezembro no link: https://forms.gle/6eDAG698xFU8KBJZA
Informações: [email protected] / Whatsapp (47) 99631-3299

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *