Coral Atmen Chor é selecionado em festival virtual internacional

Clique abaixo para ouvir a postagem

Únicos selecionados para representar o Brasil no “BCS WORLD VIRTUAL CHOIR FESTIVAL, festival que conta com apresentações competitivas, amistosas, oficinas e concerto especial, tudo de forma virtual, o coral joinvilense Atmen Chor apresentou a música “Chega de Saudade”, do compositor João Gilberto.

O vídeo de apresentação já tinha sido visto por quase 25 mil pessoas, somente no Facebook, motivo que pesou para escolha e envio. Aceito pelos organizadores, a produção musical fez parte do “Concerto Especial” do “BCS World Virtual Choir Festival” da Indonésia. Nesse concerto participaram também coros da Nigéria, Africa do Sul, Índia, Polônia e Estado Unidos.

Em uma live feita na manhã do dia 30 de julho às 10h, integranes do Atmen Chor falaram do grupo e da cidade de Joinville para o mundo. Comandada por Débora Skay, a conversa teve participação de Patrícia Areas, Bianca Gossem e Juliana Klemann, momento em que também foi feita a apresentação do vídeo selecionado pelo festival, que você confere abaixo:

Atmen Chor interpretando “Chega de Saudade”, de João Gilberto

Sobre o Coral Atmen Chor

Fundado em junho 2017 na cidade de Joinville/SC, o Atmen Chor é formado por 15 integrantes e é o anfitrião do “Festival de Corais de Joinville”. Dirigido e coordenado pelo Maestro Fernando Klemann, o grupo atua sob a orientação vocal da professora Luciana Melamed e direção cênica de Afonso Vieira. Mais do que um coro formado por excelentes cantores, o Atmen Chor tem como marca a busca por um timbre característico, o cuidado estilístico e a diversidade de repertório.

O coral contabiliza apresentações em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, passando por importantes teatros como o Teatro do SESC Joinville/SC, o histórico Theatro São João da Lapa/PR e o Teatro do Paiol, em Curitiba. Em 2018 o coral também realizou o concerto de encerramento do “Natal Luz dos Pinhais – 2018”, programação tradicional natalina que acontece na capital paranaense.

Tem em seu currículo o “1° Festival de Corais de Joinville” e foi convidado pelo Coro da Camerata Antiqua de Curitiba para fazer parte do concerto de encerramento desse festival. Devido ao seu exemplar trabalho musical e cênico, o grupo recebeu convite para participar do “24° Festival Choral International em Provence” na França, “Festival Corale InCanto Mediterraneo Milazzo”, na Sicilia – Itália, “Festival Coros de Verão” em Lisboa, Portugal e do “Interkultur – On Stage” em Florença, Itália, festival esse que acontece nas principais capitais da Europa e onde participam os melhores coros do mundo.

Em 2019 o Atmen Chor se apresentou durante a “IV semana de Canto Coral Henrique de Curitiba” na destacada Capela Santa Maria Espaço Cultural e realizou o “Concerto de Gala do 2° Festival de Corais de Joinville” com o espetáculo cênico “Brasil em Cantos”, contando com a participação da premiadíssima Mezzo-soprano Ariadne Oliveira e do coro dos índios da aldeia Guarani Tekoá Tarumã.

Esse concerto rendeu dois convites, sendo um para reapresentar-se na Basílica de Barcelona – Espanha e outro para o festival “XVèmes MUSICALES de Gerzat (63)” na França para cantar em frente ao “Chaîne des Puys”, patrimônio mundial da UNESCO, representando o Brasil em 2020, infelizmente adiado devido à pandemia de Covid 19.

Atmen Chor realizou, em dezembro de 2019, um feito inédito para um corpo artístico catarinense, participou, juntamente com o Coro da OSESP e outros cantores, de uma edição dos “Concertos Matinais”, apresentando o “Requiem” de Wolfgang Amadeus Mozart e a pré-estréia do quarto movimento da “Nona Sinfonia” de Ludwig Van Beethoven em português na Sala São Paulo

Atmen, que significa “respirar” no idioma alemão, é baseado no texto “First Breath” do compositor norte americano Eric Whitacre, que fala do primeiro respiro de um coro, a primeira nota, o primeiro acorde, o primeiro tempo. Um respiro cheio de foco, intenção, emoção e união.

Fique por dentro;
https://www.facebook.com/atmenchor/
https://www.instagram.com/atmenchor/

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *