Coletivo ‘Pintelute’ oferece oficina de muralismo na Amorabi

Nos dias 23 e 24 de abril, integrantes do Coletivo “Pintelute” (Florianópolis) ministrarão a 3º Oficina de Muralismo – História e Prática de Resistência Latino-Americana, que acontecerá na Associação de Moradores do Bairro Itinga – Amorabi, Joinville/SC. As inscrições são via formulário e pode ser realizada por pessoas a partir de 16 anos de idade (desde que acompanhada dos responsáveis).

Para participar, não é necessário levar material artístico ou dominar técnicas de desenho e pintura. No sábado (primeiro dia de evento), haverá a apresentação do coletivo, contextualização histórica sobre o surgimento do Muralismo Latino-Americano, prática de desenho e roda de conversa para criação coletiva da proposta para o mural do dia seguinte. No domingo, haverá a pintura mural produzida por todos os participantes.

Programação

23/04/22 (sábado – das 14h às 18h).

Apresentação do coletivo, contextualização histórica sobre o surgimento do Muralismo Latino-Americano, prática de desenho e roda de conversa para criação coletiva da proposta para o mural.

24/04/22 (Domingo – das 9h às 17h).

Prática da pintura mural.


“Entendemos que pintar não é apenas o resultado final, uma imagem, mas seu próprio processo. Desde a construção da arte até a sua pintura no muro, tudo é feito em conjunto com as pessoas envolvidas e seu território, assim, pensamos a
imagem como expressão de luta, resgate da memória coletiva e denúncia social, tornando de fato coletivo o nosso processo de produção artística”
. Coletivo Pintelute.

O projeto 3º Oficina de Muralismo – História e Prática de Resistência Latino-Americana, foi contemplado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Sobre o Coletivo Pintelute

O Pintelute núcleo Florianópolis é um coletivo de muralismo militante que visa apoiar visualmente os movimentos populares e difundir ideias que combatem as opressões e estão comprometidas com a transformação social. Reconhecemos o muralismo como elemento importante da cultura popular e da estética libertária latino-americana. Compreendemos que nosso caráter é de intenção revolucionária, pois pretendemos fazer desta ação artística o nosso veículo de comunicação e agitação para potencializar os conflitos existentes na luta por liberdade e igualdade. Defendemos a autonomia do coletivo construindo uma atuação independente em relação a qualquer partido político, sindicatos burocratizados ou estruturas com vínculo e disputa Estatal, mas não negamos seu apoio e sua solidariedade. Leia mais AQUI.

Quando? 23 e 24 de abril.
Quanto? Gratuito. Para inscrição, clique AQUI. 20 vagas. Certificado de participação para quem participar das 12h de carga horária da oficina.
Onde? Associação de Moradores do Bairro Itinga – Amorabi. R. dos Esportistas, 510. Itinga. Joinville/SC.

*A oficina contará com intérprete em libras, caso se inscrevam pessoas com deficiência auditiva.
*Para proporcionar um ambiente controlado com relação à pandemia, é pré-requisito a apresentação da carteira de vacinação contra Covid-19 e o uso de máscara PFF2.
Informações: [email protected] | @pintelute.floripa

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *