Cia Mútua apresenta “Contestados” e traz palestra online “O Contestado na Sala de Aula”, com o historiador Paulo Pinheiro Machado

Clique abaixo para ouvir a postagem

A Cia Mútua promove de forma online e gratuita a exibição do espetáculo de tratro de animação Contestados, seguida da palestra- O Contestado na Sala de Aula, com o historiador Prof. Dr. Paulo Pinheiro Machado (UFSC). As ações acontecem no dia 17 de fevereiro às 19h e 20h, no canal do YouTube da Cia Mútua, com interpretação simultânea em LIBRAS.

Após a exibição do espetáculo, o projeto recebe o Prof. Dr. Paulo Pinheiro Machado, titular do Departamento de História da UFSC, autor de vários livros sobre a Guerra do Contestado, líder do Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado e integrante do Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura da UFSC. O professor Paulo ministrará a palestra “O Contestado na Sala de Aula”, com propósito de analisar as dificuldades de comunicação entre a produção acadêmica e o ensino do movimento social do Contestado em sala de aula, visto a identificação da necessidade de construção de mediações, de combate a preconceitos, de afirmação de valores positivos de trajetórias populares, além da importância do meio acadêmico aprender com as experiências dos professores do Ensino Fundamental. 

O projeto é viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020)  Fundação Cultural de Itajaí e Município de Itajaí.

Sobre a Cia Mútua

Reconhecida por suas produções em teatro de animação, linguagem que pesquisa desde 2002, a Cia Mútua já circulou por 19 estados brasileiros, Argentina, Chile e França, apresentando-se em importantes festivais nacionais e internacionais. Seus espetáculos mais conhecidos, “A Caixa” e “Um Príncipe Chamado Exupéry”, foram contemplados com prêmios de excelência no teatro de animação. 

Espetáculo “O Contestado” Cia Mútua.

Sobre o espetáculo Contestados

Estreado em 2019, o espetáculo Contestados apresenta um recorte sobre a Guerra do Contestado, conflito de terras ocorrido no início do século XX, envolvendo os estados de Santa Catarina e Paraná, além do Exército Brasileiro, a empresa norte-americana Brazil Railway e a população local. Contemplada com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, a montagem partiu de uma extensa pesquisa bibliográfica e de campo, que culminou no desenvolvimento de uma dramaturgia original, dando voz aos vencidos da guerra, o povo caboclo.

Desde sua estreia, o espetáculo obteve excelente retorno de artistas, historiadores e público em geral, apresentando-se em vários eventos, como o FITA Floripa – Festival Internacional de Teatro de Animação, em Florianópolis/SC. Em 2020, com o início do isolamento social devido à pandemia, todos os eventos artísticos presenciais foram suspensos. Ainda assim, o espetáculo teve destaque em diversas mostras teatrais online pelo país.

Quando? 17 de fevereiro. Horário? 19h – Espetáculo teatral Contestados. | 20h – Palestra O Contestado na Sala de Aula.
Quanto? Gratuito.
Onde? No canal do YouTube da Cia Mútua.
Contato:47 |3344-0409 | 9983-6678 |9905-5058 | 9657-3847- www.facebook.com/ciamutua

Powered by Rock Convert

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *