Caravana do teatro de bonecos faz parada final em Joinville

Desde março, a Caravana Teatro Feito à Mão fez a conexão entre o teatro de animação e o público em quatro etapas, ocorridas em Joinville e São Francisco do Sul. Mas agora chegou a vez da parada final do projeto em 2022, que será no teatro da Escola Técnica Tupy (ETT), a partir de terça-feira, dia 28. Neste local tão icônico para as artes cênicas joinvilenses, as figuras excêntricas e seus pequenos mundos confeccionados manualmente estarão a postos até 3 de julho para ganhar vida nas mãos de artistas e também do público. Afinal, na Caravana Teatro Feito à Mão, o lema é “por favor, mexa!”.

A interatividade é total nesta iniciativa da Essaé Produções, que leva novamente para a estrada a exposição de bonecos de Sérgio Tastaldi, maior nome do teatro de animação em Santa Catarina, que passou mais de 30 anos criando figuras cênicas e espetáculos teatrais. Em 2018, parte da mostra foi vista no Shopping Mueller, durante o 2º Animaneco. Agora ela volta repaginada, com alguns itens restaurados e outros inéditos. E é bom ressaltar: interagir com eles é mais do que permitido – é incentivado. Crianças e adultos vão se divertir com os movimentos e as expressões das figuras, criando as próprias histórias e percebendo os materiais reutilizados na confecção dos bonecos.

“Ter a confiança de Sérgio Tastaldi em minha pessoa como produtor dos projetos, exposições e espetáculos que até então eram da Turma do Papum é de extrema responsabilidade e orgulho”, afirma o produtor Cassio Correia, também ator e criador da Essaé Cia. “Acredito que os espetáculos e a exposição entregam ao público muito do artesanal que a arte proporciona de forma singular à vida das pessoas. Espero que todos se encantem com a Caravana Teatro Feito à Mão e que essa seja a primeira de muitas edições”.

A Caravana Teatro Feito à Mão tem produção da Essaé Produções e patrocínio da ArcelorMittal. Confira a programação completa em www.essae.com.br .

Sobre Sérgio Tastaldi

Embora tenha se formado dentista pela PUC Campinas, o paulista Sérgio Tastaldi de consagrou como dramaturgo, diretor e produtor de teatro e de eventos, ator, compositor de trilhas sonoras, criador e manipulador de bonecos e animações. Ministrou oficinas de confecção de bonecos, principalmente com a tecnologia do látex, sua especialidade. Seus espetáculos já foram levados para todo o Brasil e para a Europa.

Sérgio foi diretor de arte da Rede Globo, TV Cultura, Rede Bandeirantes e da extinta TV Tupi, além de diretor musical de shows de Jô Soares entre 1972 e 1980. Foi chargista e ilustrador da Folha de São Paulo e professor de desenho na Unicamp e no MIS – SP, onde promoveu o 1º Encontro Brasileiro do Cinema de Animação, em 1981. Em 1988, seu “Cinema Feito à Mão” foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Cuba. Em 1990, criou o boneco Tomi, do programa “Xou da Xuxa”, que foi transformado em brinquedo e vendeu cerca de 150 mil unidades. Em 1995, Tastaldi se mudou para Florianópolis, onde abriu o Studio Sérgio Tastaldi com Márcia Moellmann Pagani. Como Turma do Papum, eles criaram e produziram mais de 20 espetáculos e esquetes, além de exposições, e trilhas sonoras para teatro e programas de TV. Entre 1996 e 1997, seu personagem Professor Papum aparecia em um telejornal catarinense fazendo reportagens voltadas para o público infantil.

Programação da etapa

Local: Teatro da Escola Técnica Tupy (ETT), rua Albano Schmidt, 3.333, Boa Vista.

28/6 à 1/7, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 20h – Visitação da exposição Teatro Feito a Mão (agendamentos de grupos em [email protected]).
Entrada gratuita.

28/6 à 1/7 – 18h às 20h – Oficina de Teatro Lambe-lambe (inscrições gratuitas em [email protected]).

2/7, 16h – Espetáculo “João e o Pé de Feijão”, da Essaé Cia.

3/7, 16h – Espetáculo “Alice no Brasil das Maravilhas”, da Essaé Cia.
Entrada gratuita (distribuição de ingressos a partir das 15h no local).

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *