Biografia revisada e ampliada do empresário Henrique Loyola, chega às livrarias em outubro

Clique abaixo para ouvir a postagem

Foto: Dilvulgação/ site Maria Cristina Dias.

A jornalista e escritora Maria Cristina Dias está lançando o livro “Henrique Loyola, Colecionador de Desafios – O Que Faltou Dizer”, uma edição reescrita e ampliada da biografia do empresário e ex-senador José Henrique Carneiro de Loyola. O livro traz histórias que mostram a personalidade e a forma de agir de Loyola, que ao longo de mais de seis décadas de atividades se destacou como liderança empresarial, política e comunitária em Santa Catarina. Em função da pandemia de Covid-19 não haverá um lançamento presencial. O livro pode ser encontrado a partir de outubro nas principais livrarias ou direto com a autora pelo e-mail [email protected]

Nesta edição, Maria Cristina recontou a trajetória do empresário em um texto leve e de fácil leitura, atualizou as informações e trouxe histórias novas que revelam uma personalidade inovadora desde bem jovem – característica fundamental de alguém que se acostumou a enfrentar desafios e solucioná-los. Além de controlador de grandes empresas da região, como a Fabril Lepper, Joinville/SC, e a Fiação São Bento, São Bento do Sul/SC, a ação de Loyola está presente em muito do que temos consolidado hoje em Santa Catarina.

Livro “Henrique Loyola – Colecionador de Desafios” Maria Cristina Dias.

Como presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), ele deu início ao projeto dos Núcleos Setoriais e criou a Fundação Empreender. Como secretário de Indústria Comércio e Turismo no governo Pedro Ivo Campos, implantou o Prodec, que até hoje, mais de 30 anos depois, continua sendo uma base para o desenvolvimento de empresas e geração de emprego e renda para a população. À frente do Conselho Empresarial da antiga Escola Técnica Tupy (ETT), contribuiu para sanear a tradicional escola e alavancar o seu crescimento e a criação da então Sociesc. Foi presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville por cerca de 10 anos, contribuindo para sanear, modernizar e desenvolver ferramentas que garantissem a sustentabilidade da instituição – e criou a Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (Abvesc), que hoje está presente em mais de 30 municípios. Entre muitas outras ações, também criou e foi mantenedor da Fundação 12 de Outubro, uma instituição beneficente, focada na assistência a crianças e idosos.

Sobre Maria Cristina Dias

É jornalista e escritora, formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com MBA em Marketing e Comunicação (FGV/Sociesc/SC), e mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade (Univille). Presidente da Academia Joinvilense de Letras (2020/2022) e foi coordenadora do Museu Nacional de Imigração e Colonização, de Joinville. É criadora do site “Maria Cristina Dias – Histórias Vividas, Histórias Contadas”, www.mariacristinadias.com.br, que tem como foco Memória e Identidade. Autora do livro “Se essas paredes falassem… – Um breve olhar sobre antigas casas que marcaram a construção de Joinville” (2010), “Mário Krüger – Uma vida dedicada ao desenvolvimento do setor metalúrgico catarinense” (2019) e “Corruíra voou, voou” (2020). Coautora dos livros “Henrique Loyola – Colecionador de Desafios” (2011) e “Uma Década de Evolução do Mercado Imobiliário – Núcleo das Imobiliárias da Acij” (2012).

É produtora e editora das revistas biográficas “Dirce – 80 Anos” (2015), “O corpo que flui… e dança” (2016); “Lembranças da minha infância na Alemanha” (2016) e “Brüderlich Teilen – Dividir Irmãmente. A história da família Werlich”(2018); do livreto biográfico “Ademar Valle – Ousadia, persistência e dedicação para vencer na vida” (2021), produtora do projeto multimídia “Inove e Faça a Diferença”, de Henrique Loyola (2018); coordenadora editorial do livro “O seu olhar melhora o meu”, de Iraci Seefeldt (2019); e responsável pela edição e contextualização histórica do livro “Nas margens do Cubatão”, de Mário Nascimento (2020).

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *