Artista das Ilhas dos Açores expõe na Ilha de Santa Catarina

Na véspera do feriado do 349 º aniversário de Florianópolis, comemorado em 23 de março, o público da capital dos catarinenses recebe um presente artístico: a exposição do veterano artista visual açoriano, da Ilha de São Miguel, Tomaz Borba Vieira.
Intitulada ” Sentimento Insular” a mostra abre à visitação pública a partir das 19 horas do dia 22 de março no espaço cultural do Café del Mar, situado no centro de Florianópolis.

Sobre o artista

Tomaz Borba Vieira, pintor, desenhista, professor, escritor e fundador do Centro Cultural Castelo da Caloura, nasceu em 1938 em Ponta Delgada a capital da Ilha de São Miguel, onde reside, no Arquipélago dos Açores ao Norte do Oceano Atlântico. Estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa/Portugal, arte muralista na Academia de Belas Artes de Florença/Itália, e Ciências da Educação Artística na Universidade de Boston/Estados Unidos. Foi bolsista na Fundação Calouste Gulbenkian, recebeu prêmios e produziu murais em mosaico para espaços públicos na Europa. Preferiu palestras e colaborou em jornais e revistas escrevendo e ilustrando seus livros de contos e novelas. Expôs pela primeira vez no Brasil em 2019 na Biblioteca do Instituto Internacional Juarez Machado em Joinville, Santa Catarina.

Sobre a exposição

Com a curadoria exclusiva do catarinense Edson Machado, ” Sentimento Insular” reúne 18 obras entre desenhos originais e gravuras assinadas e autenticadas. “A temática é repleta de sensibilidades do pintor e ao mesmo tempo do escritor”, diz Edson Machado. “As obras expostas na Ilha de Santa Catarina, enfocam navios e cenas marítimas da Ilha de São Miguel, e retratam como homenagens caricaturais alguns escritores em língua portuguesa – Fernando Pessoa, Luís Vaz de Camões, Guerra Junqueiro, Manuel du Bocage, Mia Couto entre outros”, conclui o curador.
A exposição permanece aberta diariamente de 22 de março a 22 de maio com entrada gratuita. O Café del Mar, mantém um espaço voltado para a realização de exposições temporárias com artistas convidados. Está situado à Rua Maestro Tullo Cavallazzi, 20 no centro de Florianópolis.

Quando? 22 de março à 22 de maio. Horário? 08h às 21h.
Quanto? Entrada gratuita.
Onde? Café del Mar. R. Maestro Tullo Cavallazzi, 20 – L1 – Centro, Florianópolis – SC

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *