Grupo Abismo improvisa narrativas com o “Teatro playback social”

O Abismo Teatro de Grupo está percorrendo os bairros de Joinville desde o início de maio e mobilizando a programação dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) com uma série de apresentações do projeto “Teatro playback social”. O projeto deve promover 14 espetáculos até o seu encerramento, em junho, e tem como objetivos resgatar as histórias vividas e contadas pelos espectadores de cada comunidade e promover uma melhor interação entre os profissionais de saúde e o público atendido pelos CRAS.

A maioria das apresentações do projeto “Teatro playback social” é aberta ao público e deve, segundo estimativas de seus produtores, atingir aproximadamente mil pessoas que vivem em comunidades com pouco acesso a espetáculos teatrais. O teatro playback é uma modalidade cênica onde os atores (no caso, Isadora Dourado, João França, Letícia Helena e Marcos Vicente), um músico (Lausivan Corrêa) e um condutor (Cristóvão Petry) improvisam cenas com histórias narradas por pessoas escolhidas aleatoriamente na plateia. Ao fim de cada apresentação, o grupo promove uma conversa com os espectadores para que se troquem impressões a partir das histórias encenadas.

O projeto “Teatro playback social” é uma iniciativa apoiada pela Associação dos Moradores do Bairro Itinga (AMORABI) e financiada pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC) que promoveu, como parte da contrapartida, uma apresentação de lançamento no final de abril para um grupo assistentes sociais que puderam conhecer a metodologia usada em cena e as possibilidades de uso do teatro como forma de interação com adolescentes privados da liberdade por terem cometido atos infracionais.

O projeto já passou pelos CRAS do Paranaguamirim, do Adhemar Garcia, do Comasa e de Pirabeiraba. Até seu encerramento, passará também pelos CRAS do Jardim Paraíso, do Aventureiro e do Morro do Meio, além do Restaurante Popular do Bucarein, do Centro Pop do Anita Garibaldi, do CEPAT da rua Abdon Batista e de uma apresentação fechada como complemento à oficina de contrapartida no Abrigo Infanto Juvenil na última data do roteiro, 9 de junho.

DATA: 28 de maio
HORÁRIO: 8h30
LOCALIZAÇÃO: CRAS Jardim Paraíso – r. Crater, s/nº, em Joinville

DATA: 28 de maio
HORÁRIO: 10 horas
LOCALIZAÇÃO: CRAS Aventureiro/CEU João Paulo II – r. Theonesto Westrupp, s/nº, em Joinville

DATA: 29 de maio
HORÁRIO: 15h30
LOCALIZAÇÃO: Restaurante Popular II – r. Urussanga, 442, no Bucarein, em Joinville

DATA: 30 de maio
HORÁRIO: 14h30
LOCALIZAÇÃO: CRAS Morro do Meio – r. do Campo, 664, em Joinville

DATA: 30 de maio
HORÁRIO: 17 horas
LOCALIZAÇÃO: Centro Pop – r. Paraíba, 937, no Anita Garibaldi, em Joinville

DATA: 8 de junho
HORÁRIO: 9 horas
LOCALIZAÇÃO: CEPAT – r. Abdon Batista, 342, no Centro, em Joinville

DATA: 9 de junho (oficina e apresentação para grupo fechado)
HORÁRIO: 11 e 16 horas
LOCALIZAÇÃO: Abrigo Infanto Juvenil

CUSTO: todas as apresentações têm entrada gratuita

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *