Mães compartilham suas histórias em encontros com o teatro playback

Clique abaixo para ouvir a postagem

A Dionisos Teatro dá sequência, na manhã desta quinta-feira, ao roteiro de encontros e encenações que compõem o projeto “Mãe, mulheres e suas histórias – apresentação teatro playback”. O projeto coloca as atrizes da companhia próximas às mulheres das diferentes comunidades visitada para que compartilhem experiências relacionadas à maternidade, improvisando cenas com essas mesmas histórias.

O projeto teve seu encontro inicial em 14 de abril, na Casa dos Conselhos, quando junto às atrizes Clarice Steil Siewert e Andréia Malena Rocha formou-se um grupo de mães e outras mulheres que se reuniriam em todos sábados para discutir suas próprias histórias de maternidade, encenando-as segundo as premissas do teatro playback – ou seja, de forma improvisada, mediada ao vivo por um condutor, a partir dos relatos feitos pelo público presente. Este grupo de aproximadamente 15 mulheres cumpre agora um roteiro de quatro encontros com turmas ligadas às unidades da Secretaria de Assistência Social de Joinville.

FOTOS: Grupo com mães e atrizes da Dionisos Teatro vem se preparando desde abril CRÉDITO: Bianca Vidalia

Contemplado pelo edital do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC), o projeto pretende estreitar relações de memória, afeto, empatia e pertencimento principalmente com as mães atendidas pelos programas de saúde e assistência pública, mas seus encontros são abertos a qualquer mulher acima de 16 anos que queira ouvir e contar histórias relacionadas à maternidade. Clarice Siewert explica que, mais do que uma atividade que celebra a beleza e as delícias de ser mãe, os encontros também dão relevância às dificuldades e aos problemas que cada mulher enfrenta ao assumir socialmente essa responsabilidade.

“Mãe, mulheres e suas histórias – apresentação teatro playback” fez a primeira de quatro apresentações no dia 14 de junho, na mesma Casa dos Conselhos onde deu início à sua pesquisa. O segundo encontro acontece na próxima quinta-feira, no CRAS do Parque Guarani, às 9h30, para depois seguir rumo aos bairros Paranaguamirim e Aventureiro.

 

DIA: 21 de junho
HORÁRIO: 9h30
CUSTO: gratuito
LOCALIZAÇÃO: CRAS Parque Guarani – r. das Pitangas, 350 B, em Joinville

DIA: 29 de junho
HORÁRIO: 9 horas
CUSTO: gratuito
LOCALIZAÇÃO: CRAS Paranaguamirim – r. João Luiz de Miranda Coutinho, 845, em Joinville

DIA: 5 de julho
HORÁRIO: 14 horas
CUSTO: gratuito
LOCALIZAÇÃO: CEU do Aventureiro – r. Theonesto Westrupp, s/nº, esquina com Jequié, em Joinville

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *