Libração apresenta “Fala Comigo! Ou Um Mundo Invertido”, no Galpão de Teatro da AJOTE

Clique abaixo para ouvir a postagem

O Grupo de Teatro Libração estreia em setembro, nos dias 21 às 20h e 22 às 16h, no Galpão de Teatro da AJOTE, a peça “Fala Comigo! Ou Um Mundo Invertido”, que conta com roteiro inédito criado a partir das inquietações dos próprios atores e direção geral da atriz, professora de teatro e terapeuta ocupacional e também presidente do ÍMPAR, Nathielle Wougles.

“O processo da construção da dramaturgia foi coletivo e colaborativo, os ensaios eram cheios de experimentação, aceitação de ideias e renúncia de outras. As falas e as cenas surgiram a partir da vivência pessoal dos atores surdos. Acreditamos muito nessa forma de fazer teatro” relata Nathielle.

SINOPSE


Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
“Fala Comigo! Ou Um Mundo Invertido”, conta a história de um mundo onde todas as pessoas são Surdas, mas a protagonista tem uma deficiência rara – a audição. Como é viver em um lugar onde ninguém fala sua língua, onde todos os estímulos são visuais e os sons não têm importância? O espetáculo conta a história de Julie, uma mulher ouvinte em um mundo onde existem apenas pessoas surdas e sua cultura, com suas rotinas e sua forma de ver o mundo. Nesse cenário, a ouvinte-falante passa pelas dificuldades de uma pessoa com deficiência em um lugar sem acessibilidade.

Esse é o tema central da peça, que é apresentada em LIBRAS, com legenda em português e audiodescrição. A montagem da peça e das apresentações de estreia está sendo viabilizada com recursos do projeto elaborado pelo grupo e aprovado na categoria Teatro, do Edital do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC.

Foto por: Iraci Seefeldt

GRUPO DE TEATRO LIBRAÇÃO

O elenco do grupo é formado por atores deficientes auditivos de várias idades e diferentes graus de perda auditiva. A direção e produção são compartilhadas entre Manoella e Nathielle, ouvinte que também é atriz, professora de teatro e terapeuta ocupacional e realizou sua pesquisa de conclusão da graduação com o grupo, produzindo o artigo científico “O Teatro como recurso Terapêutico Ocupacional para Surdos: Relato de Experiência”.

Em “Um mundo invertido”, Nathielle está na direção do trabalho e Manoella está no elenco, no papel da mulher ouvinte-falante, ao lado dos atores André Felipe, Darley Goulart, Dayane Cristina e Juliana Cipriano. O Grupo de Teatro Libração integra a estrutura do Programa de Formação Cultural Arte para Todos – IMPAR desde 2018.

INGRESSOS


Os ingressos para as duas apresentações de estreia estão sendo vendidos à R$ 20,00, com meia-entrada para pessoas com deficiência, estudantes, professores e idosos. Os ingressos para sábado, 21, já estão esgotados. Em função da grande procura, uma sessão extra foi aberta no domingo, às 16h. Então para domingo, 22, ainda há ingressos para as duas sessões, 16h e 20h e as reservas podem ser feitas com os integrantes do grupo, ou adquiridos no dia da apresentação, na bilheteria do Galpão de Teatro da AJOTE, mediante disponibilidade. A produção do evento também está disponibilizando, como ação de contrapartida do projeto, 50 ingressos gratuitos para integrantes das associações de surdos da região de Joinville e para alunos e atores do programa Arte para Todos.

FICHA TÉCNICA


Direção: Nathielle Wougles
Produção: Manoella Carolina Rego
Texto e Dramaturgia: Grupo de Teatro Libração
Elenco: André Felipe, Darley Goulart, Dayane Cristina, Manoella Carolina Rego e Juliana Cipriano.
Participação especial: Talita Francisco
Cenários e Figurinos: Caren Negrelli
Execução dos Figurinos: Mônica Roberta Ateliê
Cabelo e maquiagem: Naytiara Wougles
Iluminação e operação técnica: Flávio Andrade
Fotografia: Iraci Seefeldt e Robson Benta
Filmagem: Hilton Maurente
Intérprete de LIBRAS e Tradutora Oral: Márcia Maria Barbosa dos Santos
Vídeos e legendas: Darley Goulart
Designer gráfico: André Felipe e Darley Goulart
Audiodescrição: Wely Kovaltschuk

Quando? 21 e 22 de setembro. Horário: 21/09 às 20h | 22/09 às 16h
Quanto? R$ 20,00, com meia-entrada para pessoas com deficiência, estudantes, professores e idosos. Os ingressos para sábado, 21, já estão esgotados
Onde? Galpão de Teatro da AJOTE – R. XV de Novembro, 1383 – América, Joinville – SC

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *