Projeto “Celas e Elas” discute situação de cárcere no Brasil

Clique abaixo para ouvir a postagem

Nos dias 28 e 29 de julho, o Espaço Cultural Casa Iririu e o SESC Joinville, recebem o espetáculo teatral “Celas e Elas”. A peça, é um desdobramento do projeto “Teatro com mulheres em privação de liberdade”, que agora se torna uma (des)montagem teatral (e perfopalestra), que fricciona relatos de mulheres em situação de cárcere, dados e reflexões sobre processos de privação de liberdade e ressocialização no Brasil, e uma dramaturgia original sobre mulheres e opressões sociais.

Sinopse

Em algum lugar da cidade, da casa, do quarto, da mente, está ela. Uma mulher. Uma mulher que são várias. Esta mulher está em luta, está em dúvida, está em cárcere, está em casa, está em vários lugares e está aqui. Esta mulher se contradiz, se defende, expõe fragilidades e cicatrizes, constrói muros e constrói pontes, se afasta e se aproxima, se revela e se esconde. Esta mulher tem sonhos e desejos. Esta mulher é ela e é você. E também sou eu.

Exposição Fotográfica

Além disso, a exposição intitulada “Para além das celas”, com fotografias realizadas por Jessica Michels, estará presente em ambos os locais, durante a realização da peça. Esta exposição é resultado da oficina de teatro realizada com reeducandas do Presídio Regional de Joinville através do projeto “Teatro com mulheres em privação de liberdade”. As aulas foram ministradas por Daiane Dordete e Samira Sinara no primeiro semestre de 2019. As imagens são rastros de vivências e experiências que se revelam como sonhos do ser fora das celas. Elas também convidam à reflexão, à empatia e a olhar a experiência estética que está imbricada na experiência humana. Um olhar para além das celas.
Curadoria e montagem: Daiane Dordete, Jéssica Michels e Samira Sinara

Sobre o projeto

O espetáculo “[celas]”, estreou em 2011, realizou diversas apresentações até 2014, e agora se (des)monta a partir das experiências proporcionadas pelo projeto “Teatro com mulheres em privação de liberdade”, realizado em 2019 por Daiane Dordete e Samira Sinara com reeducandas do Presídio Regional de Joinville.

FICHA TÉCNICA – “Celas e Elas”
Gênero:
(des)montagem teatral e perfopalestra
Direção e dramaturgia: Daiane Dordete
Atuação: Samira Sinara
Músicas: Cleiton Jacobs
Cenário, figurinos e objetos de cena: Daiane Dordete e Samira Sinara
Operação de mídias e contrarregragem: Jackson Silva
Cenotécnica: Cleiton Jacobs e Daiane Dordete
Costura: Dida Dordete
Fotografia: Jessica Michels, Mello e Ronsani, Fabricio Porto
Filmagem: Fabrício e Fábio Porto, Tom Dias Gonçalves e Marcelo da Silva
Cessão de pesquisas históricas: Camila Diane Silva
Arte Gráfica: Núcleo de Comunicação da UDESC-CEART
Patrocínio: SIMDEC – Sistema de Desenvolvimento pela Cultura, SECULT – Secretaria de Cultura e Turismo, Prefeitura de Joinville
Apoio: Espaço Cultural Casa Iririú, SESC Joinville, Casa da Cultura de Joinville e UDESC-CEART
Realização e produção: Cia. vAi! – núcleo de pesquisa em artes cênicas
Classificação indicativa: acima de 16 anos
Duração: 45 min

Quando?  29 de julho Horário: 19h. Segunda-feira, 29 de julho, à partir das 20h
Onde? Dia 28: Espaço Cultural Casa Iririu, R. Guaíra, 634 – Iririú, Joinville – SC. Dia 29: SESC Joinville, R. Itaiopolis, 470 – América, Joinville – SC.
Quanto? Dia 28: R$ 10,00 (com retirada no local uma hora antes). Dia 29: gratuito (com retirada no local uma hora antes). Serão aceitas doações de produtos de higiene pessoal, para doação as mulheres em situação de cárcere no Presídio Regional de Joinville.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *