Dionisos Teatro abre seu processo de pesquisa em sete espetáculos

A Cia. Dionisos Teatro promove sete apresentações gratuitas a partir do dia 30 de agosto para demonstrar os processos e compartilhar com o público os resultados alcançados pelo grupo durante a realização do projeto “A cena poética no teatro playback: pesquisa de linguagem”. A série de espetáculos acontece no Galpão da Associação Joinvilense de Teatro (em agosto, setembro, outubro e dezembro) e na Associação de Amigos e Moradores do Bairro Itinga (em novembro).

O projeto de pesquisa de linguagem da Dionisos tem patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) e prevê, entre outras ações, explorar ferramentas para o aprimoramento da prática de cena, da música e da condução de espetáculos na forma do teatro playback. Para isso, os integrantes da companhia participam de cursos de formação em desenvolvimento de figurinos (com Daniel Olivetto, da Cia. Experimentus de Itajaí), em poética do corpo e na narrativa em Brecht (respectivamente, com Sandra Meyer e Barbara Biscarro, ambas professoras e pesquisadoras da Udesc, em Florianópolis).

O teatro playback é uma forma teatral  que exige improviso por parte dos atores e músicos da peça para encenar histórias contadas ou escritas pela plateia, tendo um condutor como mediador entre os artistas e o público. Criado em 1975 por Jonathan Fox e Jo Salas, o playback theatre é praticado por grupos em mais de 60 países. A Dionisos Teatro é filiada à IPTN (Rede Internacional de Teatro Playback) e em 2018 completa dez anos de atuação no teatro playback.

DIA: 30 de agosto
HORÁRIO: 15 horas

DIA: 1º de setembro
HORÁRIO: 10 horas

DIA: 17 de outubro
HORÁRIO: 9 e 14 horas

DIAS: 1º e 2 de dezembro
HORÁRIO: 20 horas
CUSTO: entrada gratuita
LOCALIZAÇÃO: Galpão de Teatro da Associação Joinvilense de Teatro (Ajote) – r. 15 de novembro, 1383, no América

DIA: 24 de novembro
HORÁRIO: 20 horas
CUSTO: entrada gratuita
LOCALIZAÇÃO: Associação de Amigos e Moradores do Bairro Itinga (Amorabi) – r. dos Esportistas, 510, no Itinga, em Joinville

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *