1º Seminário De Teatro De Animação De Joinville

Clique abaixo para ouvir a postagem

Objetivos:
Refletir sobre o momento atual para gestão e produção no teatro de animação em Santa Catarina e Brasil.
Debater diferentes contextos, situações e possíveis mudanças que vêm acontecendo no teatro de animação catarinense e brasileiro.

Abordagem do tema:
A ideia é refletir sobre a gestão e produção dos grupos de Teatro de Animação em Santa Catarina. Os processos de criação, ações formativas/eventos, e mudanças que vêm acontecendo em diferentes contextos brasileiros nos dez últimos anos do Séc. XXI. Estudar este tema é fundamental para registrarmos, neste período, o conjunto de atividades e iniciativas sobre o teatro de formas animadas que merecem reflexão tais como: os festivais e eventos que tem dado grande visibilidade a essa arte; o fortalecimento e consolidação do trabalho de grupos de teatro revelando o aprofundamento e o domínio da linguagem do teatro de animação; a hibridação de espetáculos que, cada vez mais, rompem as fronteiras do teatro de bonecos; a contaminação do teatro de atores com elementos da linguagem do teatro de animação. Ao mesmo tempo, o mercado, a circulação de espetáculos, as formas de gestão e produção impostas pelos editais impõem exigências, o que remete a pensar sobre em que medida isso interfere nos processos criativos dos artistas e grupos.

O Seminário reunirá artistas, estudantes, professores, pesquisadores, representantes de grupos de teatro, para analisar diferentes contextos, situações e mudanças que acontecem atualmente no modo de fazer e pensar o teatro de formas animadas, principalmente no contexto em que estamos inseridos numa situação instável, financeira e política, no qual vivemos atualmente. Refletir sobre esses cenários, destacando conquistas e problemas a serem superados certamente contribui para o maior conhecimento da arte do teatro de animação em Santa Catarina e no Brasil. A programação do Seminário terá duas palestras abordando os aspectos do tema Gestão e Produção no Teatro de animação e duas mesas de discussões, uma sobre gestão e produção de festivais em Santa Catarina e outra sobre políticas culturais e meios alternativos para a gestão e produção no teatro.

Programação:

Dia 05- 05- 2018 (sábado)
08:40 – Abertura oficial do Seminário e Lançamento da Revista Móin-Móin N. 18
09:20 – Liliana Pérez Rocio – Atriz cubana, gestora Museu de Títeres de Havanna e Mestranda em Teatro PPGT-UDESC
Tema: A gestão e produção do Teatro de Animação em Cuba
10:20 – Willian Sievert – curador do extinto Festival de Teatro de Formas Animadas de Jaraguá do Sul e fundador da Trip Teatro de Animação | Sassá Moretti – curadora e coordenadora do Festival Internacional de Teatro de Animação | Cássio Correia – produtor cultural da Essaé Produções e produtor do Animaneco
Tema: Gestão e produção de festivais de teatro de animação e novos formatos de produções
11:30 – Debate.
Mediação: Professora Dra. Fabiana Lazzzari de Oliveira – UDESC

Dia 06-05- 2018 (domingo)
9:00 – Grupos: Trip Teatro de Animação (Rio do Sul)|Cia Mútua (Itajaí) |Essaé (Joinville) | Cia Lamparina (Jaraguá do Sul) |Porto Cênico (Itajaí) | Grupo Maleiro (GO) | EntreAberta Cia Teatral (Florianópolis)
Tema: Formatos de produções (10 minutos para cada grupo explanar sobre sua gestão e produção)
10:15 – Debate sobre políticas culturais em SC
Mediação: Professor Me. Alex de Souza – IFSC– Florianópolis

 

Coordenação: Profa. Dra. Fabiana Lazzari – CEART/UDESC  [email protected]
Produção: ássio Correia – ESSAE PRODUÇÕES [email protected]

Powered by Rock Convert

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *