Projeto Itinerante: “Bonecas Abayomi: alegria e resistência negra”

“Bonecas Abayomi: alegria e resistência negra” é um projeto itinerante desenvolvido para professores e eventos culturais, com o intuito de trabalhar questões relacionadas à cultura africana e afro-brasileira. Tem como ponto de partida a produção de bonecas abayomi e roda de conversa sobre sua história. Traz sugestões sobre como trabalhar o tema em sala de aula por meio de 04 oficinas práticas, além de propor reflexões a respeito dos estereótipos nas aulas de arte e referências da literatura infantil e infanto-juvenil.

Objetivo: Expor alguns pontos relevantes da cultura africana e afro-brasileira pelo olhar da arte e da educação. Pensar os estereótipos reproduzidos nas escolas e espaços culturais quando o tema é a arte e cultura negra. O projeto está pautado na lei 10.639/03 (atualizada para a lei 11.645/08), que trata da obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação escolar básica, assim como institui o Dia Nacional da Consciência Negra.

Realização: Arte na Cuca
Educadora: Celiane Neitsch
Fotografia: Walmer Bittencourt Júnior
II Festival União das Culturas. MNIC
Outubro 2019 – Joinville/SC

Realização: Arte na Cuca
Educadora: Celiane Neitsch
Fotografia: Walmer Bittencourt Júnior
Livraria “O Sebo”
Novembro 2019 – Joinville/SC

Apoio:

Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville

As entrevistas e textos autorais escritos pela equipe do site Arte na Cuca são de uso exclusivo do projeto e podem ser excluídas, reorganizadas ou alteradas sem aviso prévio. O mesmo não se aplica a releases enviados via assessoria de imprensa.