Websérie aborda a história do surfe e a relação do esporte com a arte

Clique abaixo para ouvir a postagem

O músico e produtor cultural Tiago Constante, apresenta ao público a websérie “Surfemúsica”, que está disponível no canal do YouTube “SurfeMúsica: a arte do surfe”. Com foco na trajetória da cultura do Surfe principalmente no Brasil, o projeto quer mostrar ao público o papel marcante do esporte na sociedade, bem como abordar suas tradições, ancestralidades e curiosidades ao longo da história. A série está dividida em quatro episódios, com o último a ser exibido no dia 18 de março. “Surfemúsica: a arte de surfe” é uma realização da (in)Constante Arte Independente.

Por ser um estado com grande faixa litorânea, Santa Catarina sempre teve o Surfe como um de seus principais esportes, vários campeonatos acontecem anualmente e o número de praticantes aumenta a cada ano. Com a prática, também floresceu uma cultura, um estilo de vida.

Inspirados pelo surfe, seus praticantes começaram a traduzir em forma de arte, esse sentimento de amor e sintonia com o mar. Além dos campeonatos, festivais que celebram sua a prática também contribuem para que o surfe além de um estilo de vida, seja reconhecido como cultura. As cores refletidas na superfície da água, o ruído aconchegante do mar, a dança de se colocar no lugar certo na hora exata.

Tiago Constante, surfista e músico de São Francisco do Sul diz que “Viver o surfe e a praia é algo poético. Minha ligação com o surfe vem desde o início dos anos 80. Desde criança, minhas brincadeiras transitavam no mundo do surfe, da brincadeira às competições foi questão de tempo. Dediquei cerca de 10 anos da minha vida aos campeonatos de surfe e durante este tempo, a música entrou de vez na minha vida”.

Em 2009 Tiago decide explorar mais a fundo sua relação com o surfe e a música, e decide gravar um disco em reverência ao mar e ao esporte que ama. Para ele a música (dentre outras formas de arte) sempre esteve ligada à cultura do surfe. Dos rituais de construção das pranchas na Polinésia e Hawaii aos vídeos de surfe de hoje em dia, a música veio acompanhando a evolução deste esporte mágico.

Seu primeiro álbum, “Surfemúsica: a arte do surfe”(2009) ganhou desdobramentos que desaguaram na criação da websérie”Surfemúsica”. Com foco na trajetória da cultura do Surfe principalmente no Brasil, a série exibida no Youtube, busca mostrar ao público o papel marcante do esporte na sociedade. Tradições, ancestralidades e curiosidades ao longo da história.

O projeto “Surfemúsica” é viabilizado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), edital 003/2020, no município de São Francisco do Sul, por meio da Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul.

Quando?
1º episódio: 12/03
2º episódio: 14/03
3º episódio: 16/03
4º episódio: 18/03
Quanto? Gratuito.
Onde? A websérie está disponível no canal do YouTube “SurfeMúsica: a arte do surfe”

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *