Visitamos: e tem muita coisa bonita e criativa no Quintal

Clique abaixo para ouvir a postagem

Assim que foi aumentando o número de vacinados contra a Covid-19 em Joinville, e assim foi também em outras cidades, o número de transmissibilidade baixou, as pessoas foram se sentindo mais seguras e começaram a sair mais, mesmo que observando os cuidados e as regras – pelo menos a maioria delas.

Neste contexto, algumas atividades foram sendo retomadas presencialmente e, entre elas, na nossa cidade, as feirinhas. E não são poucas. Entre as que começaram a ser realizadas e reabertas, em regiões centrais e nos bairros, escolhemos para visitar em setembro, a simpática feirinha da Rua Dona Francisca,  2590, a No Quintal.

Conversamos por alguns minutos com a Luiza Branco, idealizadora da feira e já dava para perceber porque ela falava com brilho no olho sobre o empreendimento. É que além do negócio, o próprio negócio também é causa.

Como surgiu?
Imagine um casal  atrás de um espaço para instalar seus negócios, ela, farmacêutica, pronta para abrir uma loja de aromáticos e ele, um negócio de ternos. Até que ela, que estava sempre participando de feiras e ele refletem e se perguntam: e se parássemos com esse ciclo gigante de “montagem e desmontagem” para participar de feiras e trouxéssemos expositores e público para cá? A partir daí, foi só reunir outros empreendedores, traçar novos planos e ir além. Nascia uma feira no quintal de casa, numa esquina (praticamente) da Dona Francisca.

A No Quintal fez três anos em julho. Ou seja: a primeira edição foi em julho de 2018. Começou com 17 expositores de artesanato e  comidas. “Montamos barraquinhas para expor artesanato e comidinhas da região. Com o jeitinho colaborativo, nossa força com o conceito #compredequemfaz, o Quintal foi crescendo”, comenta a empreendedora

Crescendo
Hoje, tem mais de 100 empreendedores catalogados, cerca de 50 marcas autorais nas edições de feiras e mais de 1000 visitantes em finais de semana de sol.

A No Quintal é também, antes do evento, uma curadoria cuidadosa. Seleciona marcas autorais de produtos de artesanato, decoração, moda, gastronomia e serviços, prioriza propostas sustentáveis, criativas, de qualidade e é muito atenta à diversidade de produtos a ser oferecida nas edições da feira.

Opinião
Na minha opinião, a No Quintal é a melhor feira neste setor, que temos em Joinville, atualmente. Traz alegria, bons produtos e atenção a detalhes. Para usar um termo que gosto muito, a No Quintal é uma feira “solar”.  Em tudo! Na comunicação no Insta, no seu site, nas imagens, no texto, na organização do evento e dos espaços, no atendimento dos empreendedores, na atenção à sustentabilidade. Enfim,  é tudo muito bem pensando para o nosso conforto e para bons momentos na feira. E vai além do comércio! Porque isso tudo gera satisfação e, especialmente, a oportunidade de encontro entre as pessoas. É um encontro com o boas ideias, com a criatividade, a cultura e a alegria de estar.

Uma prova desse encantamento do joinvilense com a feira é a quantidade de pessoas que frequenta o evento. A circulação é constante pela manhã e à tarde. Os primeiros números apontavam para 1 mil pessoas no final de semana, mas já subiram.

Quando fui pela primeira vez, em setembro, fiquei por alguns instantes perto da recepção e notei também que vem gente de todos os bairros, dos mais distantes. Logo, não é uma feira só do centro e arredores, mas da cidade inteira. E, pode parecer “clichezão”, mas é também um espaço “democrático” em vários sentidos.

E o Quintal cresceu. Na edição dos dias 21 e 22 de novembro, o evento ganhou mais espaço com o uso do terreno de esquina, que fica ao lado da casa e tem acesso direto ao quintal. Com isso, subiu de 60 para 90 expositores por final de semana e o público, de 1 mil, para 3 mil pessoas. Sim, triplicou.

Cuidados
Em tempos de pandemia, por exemplo, já na entrada, uma moça oferece álcool em gel, checa o uso de máscara e faz seu cadastro.
O evento também pede para que as pessoas levem a sua ecobag e seu copo. Os nossos queridos pets também são bem-vindos, avisam os organizadores.

Muito bom
É isso, então! Fica o convite. Espero que goste! Se você quiser ler mais, o site da No Quintal é: www.feiranoquintal.com.br e o endereço do Insta é: @noquintaljoinville . Sobre a próxima edição, é só acompanhar as redes sociais. Até lá!

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *