VAI! Coletivo recebe em live conversa a artista e pesquisadora Fernanda Eugenio

A VAI! Coletivo, por meio do projeto VAMOS, conversa nesta segunda-feira, às 18h com a artista Fernanda Eugenio para discutir sobre investigações em arte- pensamento e políticas da convivência. O papo acontece pelo canal do coletivo no YouTube e tem mediação da atriz e produtora cultural Samira Sinara e do ator e produtor cultural Raphael Vianna.



Sobre a convidada

Fernanda Eugenio é artista, antropóloga, investigadora e educadora. O seu trabalho envolve pesquisa de campo, escrita, criação conceitual, intervenção social, práticas somático-espirituais e performance expandida (corpo, instalação, vídeo, fotografia e proposições situadas). Atua na construção de modos de fazer transversais para a com-posição relacional, o cuidado-curadoria íntimo e coletivo e a criação por re-materialização – nomeadamente através do Modo Operativo AND (MO_AND), metodologia de cunho ético-estético e somático-político, que criou e vem desdobrando desde os anos 2000, dedicada à prática co(m)passionada da presença, à sintonização com a experiência sensível da inseparabilidade e à pesquisa dos processos de emergência, trans-forma-ação e tomada de des-cisão, no entrelaçamento entre fazeres artísticos, processos participativos, política e espiritualidade. Fundou e dirige, desde 2011, a plataforma AND_Lab | Arte-Pensamento e Políticas da Convivência (com sede em Lisboa e núcleos no Brasil e em Espanha), uma estrutura artesanal de investigação artística, que opera no cruzamento entre as artes, o pensamento crítico, as práticas político-afetivas encarnadas e as pedagogias radicais, reunindo criadores comprometides com o exercício da arte enquanto reciprocidade que sustenta a vida (em) comum. É pós-doutorada (2012) pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; doutorada (2006) e mestre (2002) em Antropologia Social pelo Museu Nacional – UFRJ, formada em Dança pela Escola Angel Vianna. No Brasil, foi Pesquisadora Associada do CESAP/IUPERJ/UCAM (2003-17) e Professora Adjunta de Ciências Sociais na PUC-Rio (2005-12). Nos últimos vinte anos tem atuado como professora convidada em diversos programas de formação em ciências sociais e humanas, artes e performance na Europa, EUA e América do Sul, tendo passado por mais de uma centena de instituições e tido o seu trabalho com o MO_AND estudado em dissertações de mestrado e teses de doutoramento nas mais diversas áreas de atuação, especialmente artes, psicologia, pedagogia, arquitetura e estudos culturais. Suas publicações, criações artísticas e colaborações circula(ra)m por Brasil, Chile, Argentina, Peru, Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Alemanha, Áustria, República Checa, Reino Unido, EUA, Canadá, Nova Zelândia, Vietnã e Filipinas. (foto: Andrea Capella).

Sobre a VAI! Coletivo

Fundada no ano em 2009 na cidade de Joinville, Santa Catarina, a VAI! Coletivo se estabelece como um grupo de artistas pesquisadores engajados na experimentação e produção de obras cênicas. Sua poética é marcada pelo cruzamento de linguagens e o interesse em pensar/praticar as artes como um território expandido e hibridizado. Ao longo dos mais de dez anos de existência,
a VAI! Coletivo vem alcançando reconhecimento de público e crítica, tendo participado de projetos e festivais de teatro e sido contemplada diversas vezes em editais de arte e cultura.


Quando? 12 de fevereiro. Horário? 18h às 19h.
Quanto? Gratuito. O evento contará com interpretação em Libras.
Onde? No canal do YouTube da VAI! Coletivo.
Apoio
FECATE – Federação Catarinense de Teatro | AJOTE – Associação Joinvilense de Teatro | Site ARTE NA CUCA | Blog CIDADE CULTURAL

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *