Tudo Bem ser Diferente

Clique abaixo para ouvir a postagem

Conheci “Tudo Bem ser Diferente”, escrito e ilustrado pelo californiano Todd Parr, por indicação de um atendente de uma livraria na qual eu contava histórias, durante um dos meus intermináveis “garimpos” pela loja. “Esse livro é bem bonito! Apareceu outro dia na novela.” Confesso que não acompanhava a tal novela, mas me encantei pela obra lançada no Brasil em 2008 pela Panda Books.

O livro de 32 páginas é mesmo uma graça e faz parte de uma série de livros no mesmo estilo lançados pelo autor, todos pela Panda Books. Os pequenos leitores, pequenos mesmo, da primeira infância que compreende dos 0 aos 5 anos, costumam gostar muito da obra. Pude comprovar isso nos anos que trabalhei como Contadora de Histórias na tal livraria onde encontrei o livro e mais tarde, através do interesse da Lara, minha sobrinha, hoje com pouco mais de dois anos e meio.

E eu explico. A obra é mesmo toda pensada para esse público: o livro é grande, as páginas em cores diferentes e vibrantes, o texto verbal todo escrito em caixa alta e as ilustrações (do escritor) com traços simples e cores vibrantes que fazem uma harmoniosa composição visual. Além disso, os temas abordados por Todd, são sempre interessantes e relevantes para o público a que se destina.

Em “Tudo Bem ser Diferente”, Todd trata da diversidade de modo amplo e irrestrito, como aliás, somos todos, no que tange a gênero, etnia, cultura, constituição familiar, religião e crenças, gostos, condições físicas e/ou intelectuais. O livro aborda o tema de maneira leve, envolvente e rápida. Há pouco texto verbal em cada página. Apenas o suficiente para prender a, às vezes pouca atenção, dos pequenos leitores, afinal geralmente, quanto menor a criança, menos seu tempo de concentração.

Por que ler?

Porque o livro tem toda uma proposta gráfica voltada para o público da primeira infância. Porque a temática é bastante relevante. Porque é um obra visualmente interessante Porque parte dos direitos autorais e dos valores da venda do livro foram doados pelo autor e pela Editora Panda Books para a Associação Pró-Hope Apoio à Criança com Câncer, com sede em São Paulo/SP. Porque já na primeira infância se pode começar a estimular nos pequenos o gosto e o habito pela leitura. 

Desejo que a criança que ouvir essa história se identifique e se divirta tanto quanto eu sempre me diverti mediando a leitura!

Gostou? clique abaixo para compra o livro.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *