Temporada de Papelê convida crianças para aventura na Itajaí Criativa

Foto: Max Reinert

Uma nova temporada de PaPeLê será realizada nos dias 19, 20, 26 e 27 de março (sábados e domingos), sempre às 18h, na Itajaí Criativa – Residência Artística. As apresentações possuem cerca de 45 minutos e serão gratuitas, livres para todos os públicos e direcionadas, especialmente, para crianças de 3 a 10 anos. Os ingressos serão distribuídos com 1 hora de antecedência no local do evento. Nos dias das apresentações, o número de pessoas será limitado e também será obrigatório o uso de máscaras no local de apresentação.

PaPeLê é um jogo onde cada criança pode criar a sua própria história, utilizando recursos como bonecos e objetos e, também, a sua imaginação. Neste jogo, o papel é o material que vai se transformando e dando forma à narrativa conduzida pelas três figuras que interagem nesse universo lúdico e divertido do palco. Após cada apresentação, também será realizada uma roda de conversa entre artistas e o público para falar sobre o processo de montagem e abrir para impressões e curiosidades da plateia. Ainda haverá uma visita guiada ao cenário e contato tátil com objetos utilizados no espetáculo para pessoas cegas ou de baixa visão. Aliás, pensando também em promover a acessibilidade, o espetáculo foi pensado, e é realizado, sem o uso de palavras, o que promove o acesso a pessoas surdas ou ensurdecidas.

“Estamos retornando aos palcos, podendo oferecer novamente para o público nossas criações. Temos a possibilidade, através da Lei Aldir Blanc, de fazer essas quatro apresentações gratuitamente para o público. Então aguardamos a criançada para desfrutar desse momento de diversão e partilha.”  – complementa Max Reinert, diretor do espetáculo.

O espetáculo é realizado pela Téspis Cia de Teatro, companhia teatral ativa desde 1993 e com sede em Itajaí (SC). O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, e é executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Retrospectiva Papelê

O espetáculo Papelê – uma aventura de papel estreou virtualmente no canal de Youtube da Téspis Cia de Teatro em junho do ano passado. Já a estreia presencial ocorreu  no Teatro Municipal de Itajaí em novembro do mesmo ano. Ainda em 2021, o espetáculo foi selecionado em eventos como o Festival FUNARTE de Teatro Virtual 2020 (Brasil) e o Encontro de Teatro Popular “El Ticús-Ananga (Colima – México), além de participar presencialmente dos eventos Cena Itajaí #OTeatroDaqui, em Itajaí (SC), e Rede SESC de Teatros, também em Itajaí (SC). Para 2022, as perspectivas são ótimas, com apresentações marcadas dentro da programação do 4º FESTENECO – Festival de Teatro de Bonecos de Joinville e também com a seleção para o PESTA BONEKA – Festival Munidal de Teatro de Animação, na Indonésia.

Sinopse

PaPeLê é um jogo onde cada criança pode criar a sua própria história. Utilizando-se do corpo, da música, de objetos, bonecos e projeções, a peça é uma grande brincadeira que parte de situações simples, do cotidiano, para transitar para um mundo de imaginação, onde cada um vai assumindo diversos personagens e situações. O papel é o material que vai se transformando e dando forma à narrativa conduzida pelas três figuras que interagem nesse universo lúdico e divertido do palco. PaPeLê te convida à aventura!

Classificação Indicativa: Livre (recomendado para crianças a partir de 3 a 10 anos).

Dramaturgia de Max Reinert, a partir de processo colaborativo de criação

Direção e iluminação e operação técnica: Max Reinert | Atuações: Denise da Luz, Mathý Groszewica e Sabrina Francez

Figurinos: Denise da Luz | Costuras: Lélia Machado de Melo e Maria Antunes

Ambientação sonora: Hedra Rockenback | Vídeos: Leonam Nagel

Cenários: Max Reinert e Denise da Luz | Cenotécnica: Jociel Escolástico Cunha e FerForgé

Criação e confecção dos bonecos de mesa e objetos de cena: Leonam Nagel, Mathý Groszewica, Max Reinert e Sabrina Francez

Criação das máscaras/figuras: Denise da Luz, Mathý Groszewica e Max Reinert | Confecção do livro PopUp: Sabrina Francez

Confecção da máscara da Úrsula Malvadinha: Cidval Batista | Fotografia: Max Reinert

Designer gráfico: Daniel Olivetto | Assessoria de imprensa: Camila Gonçalves

Produção: Téspis Cia de Teatro

Quando? 19 e 20, 26 e 27 de março (sábados e domingos)
Quanto? Entrada gratuita.
Onde? Itajaí Criativa – Residência Artística (Rua Dr. Pedro Ferreira, 222, Centro – Itajaí (SC)

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *