Projeto “Chorinho é 10!” leva música a ouvintes de 68 cidades catarinenses por meio do rádio

Clique abaixo para ouvir a postagem

Mini-programas musicais veiculados em rádios educativas, revelam histórias de compositores e despertam o gosto para este gênero genuinamente brasileiro. É o que pretende o “Chorinho é 10!”, do Sarau#Trio, e que leva o gênero musical a crianças e adultos que de outra forma não teriam acesso a ele. O lançamento do projeto está previsto para 18 de maioem seis rádios educativas que chegam a ouvintes de 68 cidades, em cinco mesorregiões de Santa Catarina, a maioria delas do interior. Ao todo são 20 mini-programas (10 para adultos e 10 para crianças), com cerca de cinco minutos cada um, contando histórias sobre grandes compositores do Choro brasileiro, como Pixinguinha, Zequinha de Abreu, Chiquinha Gonzaga, entre outros. O conteúdo também será disponibilizado na Internet, no formato de podcasts, com acesso inteiramente gratuito.

“Chorinho é 10!” chega para preencher um pouco desta lacuna quanto ao acesso ao primeiro estilo musical genuinamente brasileiro, que apesar disso, ainda é pouco difundido nos meios de comunicação de massa. Os 20 programetes são divididos em duas partes: 10 para crianças, em linguagem lúdica e divertida, e 10 para adultos. Eles contarão histórias pitorescas sobre cada compositor, fazendo citações de trechos de chorinhos consagrados, executadas pelos músicos do Sarau# Trio, grupo composto por Cláudio Moraes (sax/flauta), Marisa Toledo (piano) e Rafael Vieira (bateria e percussão), de Joinville/SC, e que tem como foco o incentivo às iniciativas musicais autênticas nas reinterpretações da música brasileira.

O roteiro e direção é da contadora de histórias, atriz, diretora teatral e preparadora corporal e vocal Ângela Finardi, que integra a formação da equipe para este projeto, e os compositores destacados serão Pixinguinha, Joaquim Callado, Zequinha de Abreu, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, K-Ximbinho, Tia Amélia, Luiz Americano, Ernesto Nazareth e Waldyr Azevedo.

O projeto “Chorinho é 10!” é realizado pelo governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura/Artes – edição 2020. A produção é da Sarau# Produções e da Agência Cultural AqueleTrio.

Onde ouvir “Chorinho é 10!” nas rádios?


Joinville Cultural FM (alcance entre as cidades de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul).
Univali FM (alcance entre as cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, norte de Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul e Navegantes).
UnC FM (alcance entre as cidades de Canoinhas, Concórdia, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Irineópolis, Arabutã, Ipumirim, Presidente Castelo Branco, Jaborá e Seara).
Udesc Lages (alcance entre as cidades de Bocaina do Sul, Capão Alto, Painel e Palmeira).
Udesc Florianópolis (alcance entre as cidades de Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas).
Unoesc FM (alcance entre as cidades de Joaçaba, Herval D’Oeste, Luzerna, Lacerdópolis, Ouro, Capinzal, Zortéa, Campos Novos, Pinheiro Preto, Erval Velho, Tangará, Videira, Treze Tílias, Catanduvas, Água Doce e Ibicaré).

Este alcance será expandido com a hospedagem dos podcasts em plataformas digitais gratuitas, como Spotfy e Apple Podcasts e divulgação nas redes sociais do Sarau# Trio. Em Joinville também haverá uma divulgação com carro de som nos bairros Jardim Paraíso e Estevão de Matos, locais carentes da cidade.

Os músicos e participantes

Cláudio Moraes – flauta transversa e saxofones
Músico idealizador do Sarau# Trio, compositor da trilha sonora e instrumentista do curta “Uma Escada para João” e revisor musical do Songbook Crioula. Destaca o documentário “Sarau# nas Escolas – a História do Sarauzinho#” e a gravação do CD da Banda TerrAvista. Bacharel em Música pela UNIVALI/Itajaí, diplomado em saxofone pela Escola de Jazz de Montreux (Suíça) e responsável pela Sarau# Produções. Saiba mais em:  http://bit.ly/CláudioMoraes

Marisa Toledo – piano
Pianista formada pelo Conservatório de Música Profª Vany Knoll, graduada em Pedagogia pela ACE, compôs graduação em Música Popular Brasileira pela FAP/PR. É a pianista e a produtora do Sarau# Trio e responsável pela Agência Cultural AqueleTrio. Saiba mais em http://bit.ly/MarisaToledo

Rafael Vieira – bateria e percussão
Bacharel em Música pela Univali. Professor de bateria, integrante do Sarau# Trio, Joinville Jazz Big Band, Trio Babitonga e terrAvista. Foi músico de apoio do guitarrista Celso Blues Boy. Já realizou turnês em SC, RS, PR, RJ, SP e Argentina. Produziu a gravação de um DVD com videoaulas sobre microfonação de bateria e atuou na gravação do EP Sarau# como músico e mixagem. Responsável pela Marcial Records. Saiba mais em: https://www.bateristavieira.com.br/

Angela Finardi ‐ roteiro, direção e atuação
Atriz, diretora teatral, contadora de histórias, dramaturga e produtora. Mestre em Teatro pela UDESC. Coordena o Programa Institucional de Artes Cênicas da Univille. Realiza trabalhos com diferentes coletivos de Santa Cataria e contabiliza na sua experiência artística ao longo de 25 anos mais de cinquenta espetáculos. Seus mais recentes trabalhos com o Sarau# Trio são Sarauzinho#: a história do chorinho para crianças (dramaturgia, atuação e direção), e o projeto “Chorinho é 10!” (dramaturgia e atuação).

Quando? Inicia em 18 de maio.
Quanto? Gratuito.
Onde? Nas rádios.
Informações: Marisa Toledo. (47) 9 9994-2984 | [email protected] | @SarausBrasileiros – Facebook, Instagram, Youtube e Blogspot

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *