O que você sabe sobre a História da Arte Cubana?

O “Arte na Cuca” inicia suas atividades de formação em 2022 com o curso “Uma viagem panorâmica pela crítica e história da arte cubana nos séculos XIX e XX”, ministrado pela professora cubana graduada em História das Artes, mestra em Estudos Cubanos e do Caribe, doutora em História: Mariurka Maturell Ruiz. Leia a entrevista sobre a professora clicando AQUI.

Os encontros serão online e estão previstos para o mês de março (02, 05, 16, 19) com as aulas gravadas, o que possibilita que os participantes acessem o conteúdo, caso não consigam estar presentes em todas as datas. O investimento é de R$150 (+ taxa) e para garantir uma das 20 vagas disponíveis, basta entrar no Sympla ou então, se você é apoiador mensal do Arte na Cuca pode adquirir seu ingresso com 10% de desconto pelo WhatsApp: (47 99695-3165).

O curso tem como objetivo expor as particularidades da arte cubana, por meio das contribuições de historiadores, investigadores e críticos da arte cubanos, em uma viagem panorâmica pela história da arte do século XIX ao XX, pelas etapas: Colonial, Neocolonial República e Revolução, até os anos 90. Nas aulas, o participante entrará em contato com interpretações sobre o processo de desenvolvimento dos fenômenos artísticos em Cuba e a conexão com os fatos socioculturais que serviram de base; contribuições e considerações dos principais críticos das artes plásticas de Cuba (Magaly Espinosa, Gerardo Mosquera, Desiderio Navarro, Antonio Eligio, Lupe Álvarez, etc.). Mariurka M. Ruiz também apresentará aspectos importantes do processo histórico-artístico cubano e as relações com a arte brasileira, utilizando como referência as experiências da pesquisadora e curadora de arte Lilian Llanes Godoy  (Bienais de São Paulo e Havana). 


Programação do curso “Uma viagem panorâmica pela crítica e história da arte cubana nos séculos XIX e XX”

02/03 – Quarta – Feira 19h às 21h
“As artes plásticas no período colonial: uma aproximação à gravura, pintura e escultura”.

05/03 – Sábado 10h às 12h
“As expressões artísticas em Cuba durante a República Neocolonial”.

16/03 – Quarta – Feira 19h às 21h
“A política cultural na Revolução cubana: incidência no desenvolvimento das artes plásticas nas décadas do 60 e 70 no século XX”.

19/03 – Sábado 10h às 12h
As dinâmicas na produção artística nos anos 80 e 90: contribuições formais e temáticas. Relações de continuidade e ruptura.


Sobre a professora Mariurka M. Ruiz

Professora Doutora em História pela UFSC (2021), Mestra em Estudos Cubanos e do Caribe (2015) na Universidade de Oriente em Santiago de Cuba – Cuba, possui graduação em História da Arte (2003), com 18 anos de experiência. Atualmente é membro da Cátedra de Estudos Afro-caribenhos da Universidade de Guantánamo; da Cátedra Nelson Mandela da Região Oriente, Cuba; do Observatório das migrações de Santa Cataria, UDESC; do Grupo de pesquisa “O campo cultural latino-americano e suas conexões”, UFSC e do Laboratório de História da África, UFSC. Têm experiência na área de História das Artes Cubanas e Caribenhas e em História. Atualmente, pesquisa as transformações urbanas, migração feminina e diáspora africana desde uma perspectiva de gênero.
Leia alguns artigos publicados pela professora:
Racismo em Cuba: uma análise do número 2/2017 da revista El Mar y la Montaña, em Guantánamo
Gênero, Ciências e experiências
Evento Diáspora negra: Cuba no início do século XX
Género y Mercado Laboral: Ejes de Desigualdades

Quando? Março/22. *
Quanto? R$150 + taxas. Via Sympla. Clique Aqui para inscrições.
Onde? Evento online no Google Meet.
*Garanta sua vaga e concorra a 1 aula experimental com dicas para redação de texto em espanhol. (Resumos, artigos ou projetos de pesquisa).
*10% de desconto para apoiadores mensais do site “Arte na Cuca”.
Entre em contato via WhatsApp 47 99695-3165. Celiane Neitsch.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *