“O Primeiro Amor e Outros Perigos”,

Clique abaixo para ouvir a postagem

“O Primeiro Amor e Outros Perigos”, do paulista Marçal Aquino, foi lançado em 1997 pela Editora Ática e integra a muito conhecida, Série Vaga-Lume que marcou gerações de jovens leitores em todo o país. O livro, que é literatura infantojuvenil narra a história de três adolescentes, Vinicius, Bianca e Fernando que são amigos, estudam juntos e juntos escrevem o Jornal Agora, que circula entre os alunos do Colégio Paulo Ferreira.

Bianca e Fernando são namorados, para a tristeza de Vinicius que é secretamente apaixonado pela amiga, mas por ser muito tímido, nunca conseguiu se declarar a ela. Tudo corria bem, até que um crime abala a pacata cidade: o professor Eusébio, “padrinho intelectual” do Jornal Agora é encontrado morto em seu casarão. Ainda sob o impacto da notícia, Bianca, Fernando e Vinicius decidem que não ficarão de braços cruzados esperando que a polícia resolva o caso, e que às escondidas farão uma investigação por conta própria. Os três, naturalmente, se envolvem em uma perigosa aventura. Paralelo a isso, alguém passa a produzir anonimamente a “Coluna do Sombra” para o Jornal Agora. Nessa coluna, o anônimo escritor passa a relatar sua visão sobre cada aluno dos diferentes grupos do Colégio Paulo Ferreira. É quase uma coluna-fofoca, mas isso dá a trama mais uma vez um caráter investigativo, afinal, quem seria o Sombra?

A trama é muito bem urdida, assim como os outros títulos que o autor escreveu para a mesma série, “A Turma da Rua Quinze”, “O Jogo do Camaleão” e “O Mistério da Cidade- Fantasma”, e prende a atenção do leitor do início ao fim.

Por que ler a obra?

Porque é literatura infantojuvenil da melhor qualidade. Com linguagem acessível, voltada ao público a que se destina, a história se desenrola de maneira leve e instigante. Para os jovens leitores, é a possibilidade de um primeiro encontro com um autor sensacional e uma série que é um clássico na nossa literatura. Para os leitores mais experientes e, porque não?, mais velhos, é a possibilidade de um nostálgico reencontro com uma obra ágil e de rápida leitura, em que romance e aventura se misturam na dose certa. Será que Vinicius conseguirá se declarar e assim conquistar o coração de Bianca? Conseguirão os três descobrir o assassino do professor Eusébio? E mais, por que alguém desejaria matar um professor que nunca teve inimigos? Quem será o Sombra?

 Recomendo a leitura!

Gostou? clique abaixo para compra o livro.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *