“Luz dos Meus Olhos”

O carioca morador de Porto Alegre – RS, Celso Sisto é o escritor e também o ilustrador de “Luz dos Meus Olhos”, publicado em 2017 pela Editora do Brasil. Tive a oportunidade de conhecer a obra em uma formação com o próprio autor, na cidade de Curitiba – PR.

Mas, voltemos à obra de Celso Sisto. “Luz dos Meus Olhos”, conta a história de um pai e sua filha, de maneira bela e surpreendente, pois há algo especial que só se revela no decorrer do texto. Há ainda, a presença da mãe, que é o fio condutor da narrativa, à medida que é a escriba da filha que ainda é pequena e sabe que a mãe escreve mais rápido que ela. O autor, indiretamente viveu essa experiência e, o ouvindo emocionado contando a história (e também a história da história) só me fez ter uma certeza: eu precisava TER aquele livro, mas infelizmente não consegui adquirir no evento em Curitiba, porque muita gente teve a mesma ideia. Então, assim que voltei a Joinville, tratei logo de encomendar a obra.

A ficha catalográfica nos diz que “Luz dos Meus Olhos” é uma obra de literatura infantojuvenil, mas sinceramente, eu afirmo que trata-se de uma obra para qualquer leitor (ou ouvinte), com um mínimo de sensibilidade. Não raro, fiquei comovida ao ler e reler a história nos lugares onde fazia contação de histórias ou mediação de leitura. Também, não raro, pude ver pares de olhos marejados enquanto ouviam a história.

A ilustração, é outro artigo de luxo! O próprio escritor, formado também em Artes Visuais, ilustrou o texto com muito zelo. A ideia, segundo o escritor/ilustrador, foi utilizar as cores, brincando com as sensações visuais e vai modificando as cores, tanto do fundo da imagem como nas imagens em si, a cada página para que o leitor possa ter noção da percepção de luz e sombra que tem o protagonista da história. Sobre as ilustrações, Celso explica: “Usei tinta acrílica quase seca (que dá um efeito de giz pastel), canetas gel e quase sempre um detalhe de colagem.”

Se você pinta, desenha ou tem alguma intimidade com as artes visuais, certamente já ficou curioso/curiosa para conhecer as ilustrações, se não tem nenhuma intimidade com as artes visuais, assim como eu, vai entender melhor depois de ver a obra. É um primor! Confesso que, aqui em Joinville, não foi fácil adquirir o livro, tendo sido necessário encomendar em uma livraria e ela infelizmente, não consta no acervo da Biblioteca Pública (de Joinville), mas vale a pena encomendar, assim como vale a pena contatar o autor pelas redes sociais, para conversar e conhecer um pouco mais esta e outras de suas obras.

Tenho certeza de que “Luz dos Meus Olhos”, vai cativar você e prender sua atenção da primeira à última página. Recomendo para sensíveis leitores!

Autor: Celso Sisto. Fonte: Redes Sociais.

Contate o autor: facebook.com/celso.sisto

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *