Instituto Juarez Machado abre temporada de exposições

O Instituto Internacional Juarez Machado traz novos eventos artísticos e simultâneos, com inauguração no sábado, 12 de março a partir das 10 horas. É possível conferir as atrações ” As Máquinas de Guerra de Leonardo da Vinci” , “14º Prêmio Internacional New Holland de Fotojornalismo” e ” Seda”; e 1ª Semana Clubber de Música.

Além das aberturas programadas, o público poderá ver ou rever ” Cidadão do Mundo” exposição de pinturas, desenhos e esculturas de diversas fases artísticas de Juarez Machado, do acervo da instituição cultural e ” Pintor de Paisagens” em exposição no antigo casarão da família, reunindo 65 telas originais produzidas em vários países sob a temática da paisagem. Ainda no período do sábado dia 12 nos jardins do Instituto, também haverá atividades ligadas a 1ª Semana Clubber de Música com apresentações dos DJs Stereo, Waltervelt, Ra7a, e performances dos artistas Elô Maia e Igor Göri. A gastronomia estará por conta da Zeit Bier e Arquitetos da Pizza, das 10 h às 17 h, e você poderá adquirir e degustar nas nossas mesas e jardins.

“As Máquinas de Guerra de Leonardo da Vinci”

Reúne uma coleção de 44 miniaturas produzidas pelo engenheiro mecânico Denis Soncini, elaboradas a partir dos desenhos do inventor italiano Da Vinci existentes nos Códices Atlântico e Arundel há mais de 500 anos. Além do modelismo das máquinas medievais de guerra, o autor mostra em paralelo 24 gravuras em metal e nas técnicas de ponta-seca, água-forte e água- tinta, segundo o curador Walter de Queiroz Guerreiro da Associação Internacional de Críticos de Arte.
Responsável pela programação do Instituto, o gestor cultural e pesquisador Edson Machado destaca na exposição “As Máquinas de Guerra de Leonardo da Vinci ” a oportunidade única de conhecimento do público catarinense, principalmente estudantes, para um dos períodos mais ricos da história da civilização – o Renascimento – através das obras de um gênio ao mesmo tempo inventor, pintor, matemático, arquiteto, escultor, construtor bélico, escritor e anatomista.

“14º Prêmio Internacional New Holland de Fotojornalismo”

14º Prêmio Internacional New Holland de Fotojornalismo, concurso lançado em 2021 à profissionais e amadores da fotografia temática. São 32 painéis fotográficos mostrando a realidade dos trabalhadores e moradores das zonas rurais dos países da América do Sul selecionados e premiados no Brasil, Colômbia, Peru e Uruguai.
Segundo o Edson Machado ” esta exposição cumpre a sua função artística e social por meio do olhar atento de cada fotógrafo revelando imagens comoventes e esperançosas da força do trabalho para quem vive no campo”. Dois fotógrafos catarinenses são destaque: Ricardo Wolffenbüttel de Florianópolis com o Primeiro Lugar na categoria Profissional/Campo, e Daniel Machado de Joinville, com duas obras em P x B selecionadas. A exposição é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da New Holland e apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina.

Foto: Fernando Aldo Torrens Martinho. Categoria: profissional campo.

” Seda”

Reúne 22 trabalhos inéditos e é resultado da curadoria de dois pesquisadores de suas obras, o argentino Guillermo Torres e o catarinense Edson Machado. A dialética entre a arte contemporânea e as origens e tradições dos povos é explorada com originalidade e extrema delicadeza por outro artista que está em cartaz no Instituto. Fábio Crisanti nasceu numa pequena e distante aldeia na Patagônia, Argentina, e expõe pela primeira vez no Brasil a convite do Instituto Internacional Juarez Machado, uma série de obras produzidas com técnicas mistas. O artista se apropria das lendas, da história e da filosofia latino-americana com a intervenção de tintas metálicas, tecidos, pedras preciosas, madeiras, papéis transparentes, amarras de corda, e instrumentos que utiliza para transformar pipas, ou pandorgas, em objetos de arte.

Quando? 12 de março até 14 de maio. Horário da abertura: 10h. (terça a sábado das 9h às 18h).
Quanto? Gratuito no dia 12/03. Ingressos: inteira R$10 e meia-entrada R$5. Gratuito para grupos escolares mediante agendamento e disponibilidade, toda quarta-feira, e para quem vier de bicicleta.
Onde? R. Lages, 994 – América, Joinville – SC

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *