Fundação Catarinense de Cultura realiza oficina de capacitação para profissionais e pesquisadores de museus

Entre os dias 21 e 25 de junho, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), promove, por meio do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), oficinas do Programa de Capacitação Museológica, tendo como tema o Plano Museológico. Importantes instrumentos de gestão integrada para instituições museológicas, os planos estão previstos pela Lei nº11.904/09 e pelo Decreto nº 8.124/13. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do formulário clicando AQUI.

Nesta primeira edição, serão disponibilizadas 50 vagas para profissionais de museus das sete regiões museológicas do Estado, preferencialmente de instituições que possuam vínculo com o SEM/SC, além de estudantes e pesquisadores de museus. As oficinas terão carga horária total de 20 horas, e serão ministradas virtualmente pelos profissionais do Ibram, modelo inédito para o Programa de Capacitação Museológica em Santa Catarina.

Sobre a Oficina

A oficina “Plano Museológico: planejamento estratégico para os museus” abordará aspectos relacionados à Legislação Museológica (Lei 11.904/09 e Decreto 8.124/13); Planejamento Estratégico e Gestão de Museus; Elaboração do Plano Museológico: planejamento conceitual, elaboração de programas e a abordagem transversal de temas estruturantes para a construção dos projetos; Monitoramento e Revisão do Plano Museológico.

Ministrantes

Cinthia Oliveira: graduada e mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB), técnica em Assuntos Culturais do Ibram, atuando principalmente na elaboração e gestão de políticas públicas nos temas memória social, educação museal e expografia.

Eneida Quadros Queiroz: graduada e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), técnica em Assuntos Culturais do Ibram, com experiência na área de
História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: reformas urbanas, sanitarismo, justiça sanitária e cidadania.

Luciana Palmeira: graduada em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Docência do Ensino Superior. Técnica em Assuntos Culturais do Ibram e coordenadora de Acervo Museológico. Atua na implementação da política pública de museus nas áreas de planejamento e gestão de museus e gestão de acervos museológicos por meio da edição de atos normativos e estabelecimento de diretrizes, padrões e procedimentos. Tem experiência em ações museológicas com destaques para documentação, exposição, circulação de bens, exportação temporária, gerenciamento de riscos e prevenção e combate ao tráfico ilícito de acervos museológicos no país.

Newton Fabiano: graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio). Técnico em Assuntos Culturais do Ibram, chefe da Divisão de Normatização, com atuação nas áreas de gestão de políticas culturais, montagem de exposições e educação museal.

Ricardo Rosa: graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio). Técnico em Assuntos Culturais do Ibram, chefe da Divisão de Fiscalização, tem experiência na área de Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, pesquisa, restauração, iluminação, artes visuais e controle climático.

Sobre o Programa

O Programa de Capacitação Museológica deriva das oficinas oferecidas pelo SEM/SC ao longo de suas três décadas de atuação. Foi reformulado em 2011, prevendo, na época, sete temas e cronograma relacionados com os eixos programáticos da Política Estadual de Museus. É um importante componente da Política Estadual de Museus, no eixo Formação e Capacitação. Esteve em funcionamento neste formato até 2014, oferecendo capacitação aos profissionais, estudantes e pesquisadores do campo de museus de Santa Catarina em suas sete regiões museológicas. Foi retomado em 2018, em parceria com o Ibram, na ocasião, com duas oficinas de Plano Museológico.

Quando? 21 a 25 de junho de 2021. Horário? 14h às 18h.
Quanto? Gratuita.
Onde? Online. Inscrições pelo formulário AQUI.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *