Evento online institui a fundação da Cinemateca de Joinville

Clique abaixo para ouvir a postagem

No dia 19 de junho, comemora-se o “Dia do Cinema Brasileiro”, mas para a cidade de Joinville/SC, a data tornou-se ainda mais importante, pois foi escolhida como data de fundação da Cinemateca de Joinville.

O evento, realizado em formato online, contou com a votação do estatuto da entidade, que é sem fins lucrativos e independente, além também da eleição da primeira chapa diretora, “Tempo de Cinema”. A iniciativa de criar a Cinemateca de Joinville, nasceu de discussões e problematizações de acadêmicos, graduados na primeira turma de bacharel em Cinema e Audiovisual na cidade. Os estudantes questionavam sobre a importância de preservar a memória audiovisual joinvilense, e também a necessidade de contribuir com formação de público, principalmente através da educação patrimonial.

A Cinemateca têm como diretoria: Walmer Bittencourt Júnior, Fahya Kury Cassins, Scheila Alexsandra Pereira, José Henrique Wiemes e Marcelo Eduvirge. A chapa eleita acredita que é preciso pensar no desenvolvimento do setor audiovisual local, na formação de público e dos profissionais do setor. Para o grupo, é essencial preservar a memória, o patrimônio e as produções audiovisuais, ferramentas importantes para o desenvolvimento social e humano de sujeitos mais críticos e políticos.

Sobre a diretoria

“Tempo de Cinema”, a chapa fundadora é composta por:

Walmer Bittencourt Junior: Diretor presidente; graduado em Cinema e Audiovisual, pesquisador, co-criador do site Arte na Cuca, suplente da setorial de Cinema e Audiovisual (CMPC Joinville), membro da COA do Prêmio Catarinense de Cinema 2020.

Fahya Kury Cassins: Diretora de Comunicação e de Educação e Formação; graduada em Cinema e vídeo, professora no curso de Cinema e Audiovisual da UNISOCIESC, produtora e roteirista.

Scheila Alexsandra Pereira: Diretora Financeira; graduada em Cinema e Audiovisual, diretora do Cineclube Verberena, criadora do podcast Mulheres na Direção, cantora e compositora.

José Henrique Wiemes: Diretor Executivo; graduado em Cinema e Audiovisual, produtor.

Marcelo Eduvirge: Conselho Fiscal E Ético; graduado em Cinema e Audiovisual; criador do projeto “Mostra sua cara”, editor e roteirista.

Algumas das principais propostas da Cinemateca Joinvilense: Formação profissional e de público; Levantamento do acervo audiovisual localDifusão da cultura cinematográfica

Confira abaixo a assembleia de fundação, na íntegra:

O que é uma cinemateca?

Assim como em uma biblioteca, a cinemateca é responsável por guardar os registros, que nesse caso, são audiovisuais ao invés de livros. Seu objetivo é catalogar, promover parcerias públicas e privadas, formação e preservação do cinema, incentivar a produção cinematográfica e participar das discussões públicas sobre cinema e audiovisual.

Entre em contato com a Cinemateca de Joinville: @cinemateca | [email protected]

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *