Estreia presencial do espetáculo “Amar é Crime” na Itajaí Criativa – Residência Artística

Foto: Leonam Nagel
Depois de dois anos de espera, finalmente a estreia presencial de ‘Amar é Crime’ será realizada entre 09 e 12 de abril, sempre às 20h, na Itajaí Criativa – Residência Artística. O espetáculo começou a ser idealizado em 2018. Inicialmente pensado para o formato presencial, ele precisou ser adaptado para o formato virtual devido à pandemia de Covid-19. A versão online estreou em novembro de 2020, no canal do YouTube. Passados quase dois anos, ele chega ao público em sua versão original, apostando na relação intimista com o público presente e super próximo do ator.

O espetáculo ‘Amar é Crime’ traz a performance de um ator (Jônata Gonçalves) que convida o público a entrar no seu reduto imaginário: o camarim. É neste ambiente que o ator utilizará de alguns textos do escritor Marcelino Freire para experienciar diferentes corpos, rompantes de desejo e culpa. Após cada apresentação ainda haverá roda de conversa entre artistas e público presente para falar sobre o processo de montagem, abrindo também para impressões e curiosidades da plateia. Com sessões de 45 minutos, as apresentações objetivam ser mais acessíveis e, nos dias 9 e 10, contarão com interpretação em libras. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos no local do eventocom 1h de antecedência. Lembrando que ‘Amar é Crime’ conta com classificação indicativa para 18 anos.

Jônata Gonçalves explica que “o espetáculo não é somente um resultado de inquietações artísticas. Ao me deparar com o texto de Marcelino Freire, percebei que é também a possibilidade de abrir um lugar de diálogo entre mim e o público, para que, através das histórias que a peça apresenta, possamos experienciar formas de amar que muitas vezes são negligenciadas, visibilizadas ou mesmo reprimidas. Além disso, poder finalmente estrear presencialmente este espetáculo é também uma ação de resistência artística de todo um coletivo de profissionais que foram muito prejudicados durante a pandemia e finalmente estão podendo retornar aos palcos que pertencem.”

Importante destacar que o espaço em que ocorrerá a apresentação conta com número de público limitado e é recomendado o uso de máscara no local. ‘Amar é Crime’ é um projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 e executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).


Sinopse “Amar é Crime”
Classificação indicativa: 18 anos.

‘Amar é Crime’ é antes de tudo, um convite ao público para ocupar um lugar de escuta e cumplicidade. Dentro do camarim, lugar ritualístico, de transição entre o real e a ficção, um ator nos traz uma série de histórias em que o amor flerta com seu reverso: a dor, a morte, o mal. Componentes presentes nos contos de Marcelino Freire, um dos mais celebrados escritores contemporâneos, que coloca no centro de sua literatura um desfile de personagens marginalizados, invisíveis em nossa sociedade.

Ficha Técnica

Criado a partir da obra de Marcelino Freire

Dramaturgia e Direção: Max Reinert | Atuação: Jônata Gonçalves | Direção de ator e Figurino: Denise da Luz Cenário e Design Gráfico: Daniel Olivetto Ambientação sonora: Hedra Rockenbach | Voz em off adicional: Denise da Luz | Operação técnica: Leandro Cardoso | Costureira: Lelia Machado de Melo Cenotécnico: Valdeci Hilbert | Asses. de Comunicação: Camila Gonçalves | Foto: Leonam Nagel | Tradutora de libras: Camila Francisco.

Quando? 09 e 12 de abril Horário? 20h.
Quanto? Gratuito.
Onde? Itajaí Criativa – Residência Artística. R. Dr. Pedro Ferreira, 222, Centro, Itajaí/SC.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *