Doses de história: Museu Casa Fritz Alt

Foto da capa: Aquarela da artista Asta dos Reis.

O Museu Casa Fritz Alt, está localizado no bairro Boa Vista, e é uma instituição subordinada a Secretaria de Cultura e Turismo da prefeitura municipal de Joinville/SC. A casa que abriga o museu pertenceu a Friedrich Alt, nascido na Alemanha em 17 de Setembro de 1902 e sua residência foi construída por ele mesmo no ano de 1946. Além de moradia da família, o local também abrigava seu ateliê. Alt tinha a escultura como paixão e profissão, desenvolvendo diversos trabalhos na cidade, muitos deles, obras instaladas em locais públicos, encomendadas pela alta sociedade da época, sendo considerado pioneiro das artes plásticas joinvilense.

O artista Fritz Alt em sua oficina/ateliê

Após a morte do artista em 1968, o imóvel foi adquirido pela prefeitura municipal de Joinville na década de 70 (Decreto 1.053/1970), fato que ocorreu na gestão do prefeito Harald Karmann, e conforme consta no documento: Fica o Executivo Municipal autorizado a adquirir dos Herdeiros Fritz Alt, um imóvel nesta cidade, com as seguintes confrontações e dimensões: “Um terreno situado aos fundos da Rua Aubé, com acesso por um caminho com 5m de largura que parte da Rua Aubé até a residência do finado Fritz Alt, fazendo frente, a Oeste, no referido caminho com 246,96m em linha sinuosa, até encontrar terras de Carlos F. A. Scheineider, seguindo para o Sul com três linhas quebradas de 30,00, 20,000 e 15,00m e seguindo a Leste, com 78,60m até encontrar a divisa do terreno de Dr. Hans Dieter Schmidt, tornando ao Sul com 86,90m até terras de Adolfo Sell, quebrando para Oeste, com 86,00m e retornando ao Norte com 12,50m até o ponto de partida no referido caminho perfazendo a área de 14.922,49m² com as seguintes benfeitorias: uma casa de moradia, de alvenaria, e uma oficina de escultura, também de alvenaria, do finado Fritz Alt(1970, web).

No ano de 1972 a casa passa a ser chamada de “Casa Fritz Alt” e fica estabelecida como museu, porém, sua inauguração oficial ocorreu apenas no ano de 1975, como nos apresenta a pesquisa desenvolvida por Rossi (2014, p.30), O Museu Casa Fritz Alt foi inaugurado oficialmente, em 1975. O acervo do Museu conta com móveis e objetos de uso pessoal do artista, ferramentas, fotos, obras de arte produzidas por Fritz Alt e também um grande número de moldes.

Museu Casa Fritz Alt. Foto: Redes Sociais.

Apesar de o museu estar localizado no Morro do Boa Vista, local que dificulta o acesso, é importante destacar que conforme consta nas pesquisas, sempre foi uma instituição receptiva a projetos acadêmicos e propostas educativas, além das equipes responsáveis pelo museu, estarem sempre elaborando diferentes propostas para fortalecer as relações entre a o espaço de memórias, obras do artista e a comunidade.

Alguns dos projetos já desenvolvidos pelo MCFA foram:
Em 2009, palestras, vídeos, leituras de obras, aplicação de jogos didáticos, oficinas de desenho, oficinas de argila, contação de histórias e passeios pelos jardins. Segundo consta no blog da instituição, essas ações eram realizadas no antigo setor de restauro, espaço construído por Fritz Alt por volta dos anos 50 para produção de obras de grande porte, já que seu ateliê situava-se no porão da residência. O setor não era aberto à visitação, mas como a casa principal foi fechada para restauro em março de 2010 (e ainda encontra-se neste processo), o educativo criou atividades que pudessem contribuir de forma positiva com aqueles que se dispunham a visitar o local, mesmo sem poderem conferir o acervo.

Ainda segundo o blog (2008, web) “o diálogo é construído tematizando a proposta museográfica atual do Museu estruturado a partir dos conceitos no que se refere ao patrimônio cultural da cidade, o conjunto escultórico do artista Fritz Alt e as
propostas educativas”

Visita de escolas. Ano: Sem data.

Outro projeto educativo da instituição que ganhou bastante destaque foi o programa de educação patrimonial, iniciando em 2010 sua trajetória nas escolas. A proposta consistia em uma exposição itinerante em que as imagens utilizadas apresentavam uma diversidade de temas e das linguagens que o artista utilizava para produzir suas obras em gesso, barro e bronze, além do processo das esculturas.
A metodologia da exposição nas escolas consistia em […] uma pequena palestra sobre o museu, sobre o artista a estética escultórica de Fritz Alt. O contato com os alunos é feito de uma forma interativa tanto ao mostrar o vídeo quanto ao falarmos do artista e do museu. […] incentivar a fruição do objeto escultórico e enfatizamos as características modernistas presentes na obra do escultor como um dos poucos artistas desse período no norte catarinense. (2010, web).

Encontro de professores. Ano: 2010.


Em ações mais recentes, destacam-se as realizadas durante a gestão de 2014 a 2016, época em que o museu encontrava-se quase que desativado e havia pouca visitação. Nessa coordenação iniciou-se um trabalho de reativação do que antes era a área de restauro, chamando-a de sala de cultura, espaço em que foram oferecidas experiências interativas por meio de oficinas, exposições, intervenções artísticas, palestras e projetos culturais promovendo o pensamento de transformação, conhecimento e comunidade.


Entre os projetos realizados, destacam-se:
“Coletivo Gramatura”: Exposição realizada no ano de 2016, que contou com a participação de artistas iniciantes e outros já conhecidos, em que o objetivo da mostra era divulgar trabalhos produzidos em e com papel, sempre dialogando com o
pensamento artístico do artista Fritz Alt. Um dos pontos mais interessantes do projeto foi à participação de alunos do curso de artes visuais da Uniasselvi, tanto como artistas expositores quanto oficineiros em dias específicos da mostra. Este contato com a arte desde a graduação, possibilitando participações e experiências em campo são fundamentais para aliar teoria e prática, gerando assim aprendizado e conhecimento.

Acadêmicas de Artes Visuais (Uniasselvi). Exposição Coletivo Gramatura. Ano: 2016 Foto: Luciane Klemm

Outro projeto de impacto e aceitação do público, foi à exposição “O artista e a criança”, realizada também no ano de 2016, em que a proposta era criar o diálogo entre a criança no espaço de arte, as obras da artista Sônia Rosa e o artista Fritz Alt. A exposição contou com a participação das crianças e foi pensada para as crianças, com obras de arte produzidas a partir de brinquedos e representações que fazem parte do universo lúdico infantil.


Durante a gestão de 2014 a 2016, houve uma evolução significativa no número de visitas e projetos com escolas, o que foi um marco na história da instituição, que atualmente encontra-se apenas com a exposição de obras do acervo no antigo setor educativo, e a casa, residência de um dos artistas ícones da cidade, espaço de memória e patrimônio cultural, encontra-se ainda em restauro e fechada à
visitação.

*Este texto não aborda ações recentes do museu, mas aproveita para divulgar uma de suas ações de 2021:

O Museu Casa Fritz Alt integra a programação da 19º Semana Nacional de Museus (Ibram) com a Exposição – Revoadas de Outono.
Quando? 16/05/2021 a 16/06/2021 Horário? Terça a domingo – 10h às 16h
Quanto? Gratuito.
Onde? Nos Jardins do Museu Casa Fritz Alt – Rua Aubé, s/n – Boa Vista. Joinville/SC.

Referências Bibliográficas
Blog Asta dos Reis. Disponível em: https://www.astadosreis.com/2018/08/
Ações Educativas. Disponível em: https://sites.google.com/site/museucasafritzalt/
Fritz Alt parte II. Disponível em: http://artejlle.blogspot.com.br/2013/06/fritz-alt-parte-ii.html
Lei ordinária nº 1053/1970.
Museu Casa Fritz Alt. Disponível em:https://sites.google.com/site/museucasafritza
Guia da Programação 19º Semana Nacional dos Museus. Ano: 2021, p. 422.

Recommended Posts

2 Comments

  1. Um museu espetacular. Inspirador. Com técnicos sérios e muito comprometidos.
    Vale muito a pena conhecer e participar das suas atividades.
    Parabéns pela linda iniciativa de mostrar a história dos museus e espaços de memória da cidade.

  2. ARTE, CULTURA, VIDA !!!!!!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *