Começa a mostra competitiva no Festival de Dança, palcos abertos trazem apresentações gratuitas

Clique abaixo para ouvir a postagem

Depois da noite de abertura do 38º Festival de Dança de Joinville, com a apresentação do Corpo de Dança do Amazonas, com a coreografia “TA – Sobre Ser Grande”, na quarta-feira(6), o evento traz agora, ao Centreventos Cau Hansen, a partir do dia 7, às 19 horas, as apresentações da Mostra Competitiva. Nesta quinta (7), serão 25 coreografias nos gêneros Jazz e Balé Clássico de Repertório.

Esta edição do festival, depois de 800 dias sem realização, devido à pandemia da Covid-19, foi organizada num modelo híbrido, uma parte das apresentações é presencial e outra, virtualmente. O espaço físico das acomodações dedicado à plateia, no Centreventos Cau Hansen, terá ocupação de 60% do total.

Palcos Abertos
Os palcos abertos trazem este ano mais de 1.300 apresentações, de graça para o público. Os locais, são:

Na região central da cidade
– Feira da Sapatilha – Das 10h30 às 21 horas (até 16/10);
– Shopping Mueller – Das 11h às 19h30 (até 15/10);
– Garten Shopping – Das 12h às 10h30 (até 14/10)
– Shopping Cidade das Flores – A partir das 12h (até 15/10)
– Praça Dario Salles – Rua da Dança – Das 12 às 15h (9/10)

Nos bairros (Zona Leste)
–  CEU Aventureiro – Das 15 às 16h30 (1 e 10/10)

Saiba mais sobre esta edição

Festival de Dança de Joinville terá apresentação de mais de 1.500 coreografias

Edição deste ano recebe grupos de 18 estados, além de companhias da Argentina e do Paraguai.

A 38ª edição do Festival de Dança de Joinville, que será realizada de 5 a 16 de outubro, terá apresentações de 1.590 coreografias na Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos. Neste ano, a organização do evento recebeu mais de 2.500 inscrições de todos os estados brasileiros, além de Argentina e Paraguai.

“Para nós foi uma grata surpresa receber tantas inscrições para esta edição e, ainda, de grupos que nunca haviam participado do evento. Teremos, sim, aquelas companhias tradicionais, que fazem parte do festival todos os anos, além de grupos novos e bailarinos independentes que conseguiram passar na seletiva”, destaca Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança. 

A Mostra Competitiva
A Mostra Competitiva, realizada de 7 a 14 de outubro, terá 206 coreografias dos gêneros Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Danças Populares Brasileiras, Danças Populares Internacionais, Danças Urbanas, Jazz e Sapateado.

O Meia Ponta
Já o Meia Ponta, que ocorre de 13 a 15 de outubro, teve 62 coreografias aprovadas. Os Palcos Abertos irão receber mais de 1.300 coreografias, em locais espalhados por Joinville e cidades vizinhas. A lista completa de selecionados pode ser acessada no site www.festivaldedanca.com.br.

São patrocinadores do Festival de Dança de Joinville:
Ministério do Turismo e Trimania apresentam o 38º Festival de Dança de Joinville. Lei de Incentivo à Cultura. O evento tem o patrocínio de Hapvida, Instituto Cultural Vale, Rafitec/Propex e Tigre.
Apoio da ArcelorMittal, Drogaria Catarinense, NSC Comunicação e Fundação Catarinense de Cultura do Governo de Santa Catarina.
Promoção da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura de Joinville. Realização do Instituto Festival de Dança de Joinville, Fundação Nacional de Arte (Funarte), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Participação de países vizinhos
A companhia do Paraguai selecionada se apresenta na Mostra Competitiva, no gênero Danças Populares Internacionais, com um conjunto sênior. Já a Argentina, entrou para o Festival de Dança no Meia Ponta com um solo infantil feminino no gênero Dança Contemporânea. 

Estados brasileiros
Dos 18 estados brasileiros com coreografias selecionadas para o evento, São Paulo lidera com 275 coreografias na Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos. Logo atrás vem Santa Catarina com 144 coreografias e Paraná com 132. Minas Gerais e Rio de Janeiro entraram com 38 e 27 coreografias, respectivamente. Acre, Mato Grosso e Sergipe virão para apresentar uma coreografia cada um.

Mais informações
Além dos palcos abertos, o Festival tem a Feria da Sapatilha, cursos, workshops e atividades do + Dança. Resultados de espetáculos vencedores de cada noite competitiva e outras informações sobre o evento estão no site: www.festivaldedanca.com.br, no Instagram: https://www.instagram.com/festivaldedancaoficial/ e no Facebook: https://www.facebook.com/festivaldedancajoinville .

Foto: Nilson Bastian

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *