Arte e xilogravuras na Galeria de Arte da Villa Francioni

E no mês de julho, a Villa Francioni abre as portas para receber as obras inéditas do artista xilogravador Samuel Casal. A exposição intitulada Impressões Únicas de Matrizes Aleatórias, que tem curadoria de Edson Busch Machado, será inaugurada no dia 23 de julho, às 15h.

Sempre em busca de novos artistas em todo o país para convidá-los a expor na Galeria VF, Edson Machado se impressionou com os trabalhos. “Fiquei impressionado quando conheci a produção artística do Samuel Casal, numa Feira de Arte Contemporânea em São Paulo e posteriormente em seu ateliê em Florianópolis. A criatividade e o domínio técnico são características marcantes em suas  xilogravuras, onde madeira, tintas e papéis formam imagens abstratas inovadoras”, afirma o curador. 

“Nas matrizes de madeira, utilizo MDF e Compensado Naval, criando recortes com movimentos e texturas originais, e buscando a documentação e narrativa gráfica da desconstrução e reconstrução entre o artista e sua arte. Depois, imprimo com diversos matizes de cor sobre papel 100% algodão”, acrescenta Casal ao explicar seu processo de criação. 

A presidente do Conselho Administrativo da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, complementa: “Duas coisas caminham juntas em nossa empresa: a produção qualificada de vinhos e espumantes; e a responsabilidade social ao levar à população joaquinense e aos turistas a oportunidade de apreciação das artes visuais em nossa galeria”

Sobre o artista

Samuel é natural de Caxias do Sul, mas reside em Florianópolis e trabalha como artista visual desde 1990, ilustrando diversas publicações nacionais e internacionais. Vencedor de oito troféus HQMIX-Museu de Artes Gráficas Brasileiro, o artista começou a trabalhar com gravuras em 2003 expondo no Brasil e no exterior. Em 2013 recebeu o Prêmio Jabuti e Menção Honrosa na Bienal Brasileira de Design Gráfico. Seus trabalhos com relevo e pintura em grandes formatos figuram na loja conceito da marca Nike no RJ, e na abertura da novela Velho Chico, da Rede Globo. Pesquisa diversas mídias conjugando técnicas variadas através da experimentação dos materiais, como a pintura em cerâmica. 

Quando? 23 de julho até 07 de setembro. Horário? 10h às 17h.
Quanto? Entrada gratuita.
Onde? Galeria de Arte da Villa Francioni. Rodovia SC 114, km 300 – São Joaquim/SC.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *