Aberta a exposição Frente às Regras na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew

A Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, anexa à Casa da Cultura, recebe desde terça-feira (03/08) a exposição Frente às Regras, das artistas Roseli Ritzmann e Roseli Sartori, com curadoria de Gleber Pieniz.

A exposição traz obras em diferentes técnicas como fotografia, colagem, objetos, instalações e gravuras e foi contemplada no edital de 2019, lançado anualmente pela Casa da Cultura, para ocupação da galeria. 

Sobre as obras
Ao todo, são quinze obras, nove são de Roseli Ritzmann e seis de Sartori. Gleber Pieniz explica que entre as temáticas trabalhadas estão as convenções sociais, as tradições, os privilégios que muitas vezes são confundidos como padrões de comportamento e as manifestações de resistência feminina que ora de forma sutil, ora enfática, se opõem a eles.

“Frente às Regras” é uma exposição bastante curiosa, um conjunto de respostas a várias provocações sociais às quais cada uma das artistas reage de maneiras distintas. Por isso, encontramos tantos trabalhos combinando materiais diferentes, deslocando objetos e signos de suas significações tradicionais para criar novos sentidos, juntando imagens de procedências diversas para encontrar formas particulares e originais de se expressar”, complementa o curador. 

Protocolos sanitários
As obras ficam à disposição do público até o dia 1º de setembro, de terça a domingo, das 10h às 16h. A Galeria segue todos os protocolos sanitários de combate à Covi-19, com uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social. 

Sobre as artistas
Roseli Ritzmann (Joinville, 1965) é graduada em História com especialização em Arteterapia e Neuropsicologia. Como artista visual, transita pela pintura, pela cerâmica, pela colagem e pela criação de objetos e instalações. Formada em Belas Artes pela Casa da Cultura de Joinville, diversifica sua formação com passagens por cursos livres de desenho, de gestão e de mediação cultural. Participa de exposições individuais e coletivas em Santa Catarina há pelo menos 20 anos. Mantém o Espaço Cultural Ritzmann e o canal “Arte de fazer arte” no YouTube, ambientes dedicados ao suporte da pesquisa e à divulgação da produção artística. 

Roseli Sartori (Joinville, 1972) é graduada em Psicologia, com estudos em fotografia, cerâmica e história da arte pela Casa da Cultura de Joinville. Sua pesquisa visual parte da fotografia e aprofunda-se na utilização de arquivos de imagens e na confecção de livros de artista. Integrante da Associação de Artistas Plásticos de Joinville participa regularmente de exposições coletivas em Santa Catarina, no Rio de Janeiro, em Pernambuco e no Rio Grande do Sul desde 2019. Em 2021, foi uma das oito selecionadas entre 700 artistas e teve dois de seus trabalhos adquiridos pelo tradicional Salão de Artes Visuais de Vinhedo (SP).

SERVIÇO
O quê: Exposição Frente às Regras, de Roseli Ritzmann e Roseli Sartori
Quando: 03/08 a 1º/09, de terça a domingo, das 10h às 16h.
Onde: Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew – Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, de Joinville. R. Dona Francisca, 800 – Saguaçu,
Quanto: Gratuito




Foto: Divulgação

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *