Artista Joel Nespolo expõe “Tranformare” na Galeria Picasso

Se você gosta de arte e produções que ficam entre o bi e o tridimensional – as famosas Assemblages, vai ficar encantado com o trabalho do artista plástico paranaense Joel Nespolo. Suas obras em cores vibrantes – que a primeira vista, têm um ar ingênuo ao representar paisagens litorâneas e até mesmo triviais – nos capturam ao transmitirem sensações de alegria, paz e aconchego.

A mostra “Transformare”, que está em cartaz na Galeria Picasso (Garten Shopping), reúne 17 peças em diferentes técnicas, atestando a destreza do artista ao lidar com a madeira, e ao criar composições com elementos encontrados na natureza. Com curadoria de Luciano Itaqui, o artista expõe um conjunto de obras que trazem leveza e encantamento ao público, com cores e paisagens que transmitem alegria e esperança.

O primeiro passo é uma “caça ao tesouro”, até encontrar as madeiras certas. Depois, inicia-se um trabalhoso processo de marcenaria para limpar, lixar e cortar as peças. Só depois deste tratamento é possível revelar a cor da madeira, visualizar a montagem dos quadros e painéis, e projetar composições, cores e formas”, explica Joel Nespolo.

“Cada obra conta uma história, todas trazem uma mensagem e mesmo as abstratas em madeira e vidro, também trazem suas reflexões, a exemplo da obra “Addio” que traduzindo do italiano significa “despedida”. A ideia surgiu após a morte da mãe de Nespolo, que ao ir limpar o quintal da casa de sua falecida mãe, uma semana após perdê-la, encontrou as madeiras que compõem a peça. Já a obra “Tranformare”, é uma composição de tinta acrílica sobre vidro, apresentando vários elementos que podem ser identificados pelo visitante, “é a vida em transformação”, destaca o curador Luciano Itaqui.

O curador da exposição e produtor cultural Luciano Itaqui, ainda comenta que a madeira utilizada por Joel na maioria de suas obras, é um plano de fundo para falar sobre sustentabilidade e sobre nossa relação com o meio ambiente “ Joel transforma em obra de arte toda madeira que encontra na natureza, retratando países que visitou, e também a natureza com cores vivas em um entalhe pontual, para as obras em metal escovado, as madeiras em sua maioria  são compradas, aumentando ainda mais a beleza e a qualidade de seus trabalhos.”.

Sobre o artista Joel Nespolo

Joel Nespolo é artista plástico, natural de Santo Antônio da Platina/PR. Seu talento se mostrou desde os tempos  de colégio, participando de uma mostra para novos talentos em Garça/SP. Desde 2008, dedica-se exclusivamente a arte. Sua técnica é diversificada utilizando várias formas de expressão, como pintura, gravura,  desenho e escultura, empregando diferentes materiais. O artista já expôs seus trabalhos na Itália,  quando participou da mostra Emotions of the world, que ocorreu no Castelo Douglas Scott, em Fombio, e na Galeria Spazzio Rosso Tiziano, em Piacenza.


Quando? até 03 de Janeiro/21. Horário? 10h às 22h.
Quanto? Entrada gratuita.
Onde? Galeria Picasso. Garten Shopping. Av. Rolf Wiest, 333 – Bom Retiro, Joinville – SC.
*Todas as obras estão à venda, diretamente com o curador, Luciano Itaqui. (47) 99674-6720.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *