21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis abre inscrições

Estão abertas as inscrições para a 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, a ser realizada de 8 a 22 de outubro deste ano. Nesta edição, a novidade é o formato híbrido, ou seja, o festival acontecerá presencial e virtualmente. Realizadores e realizadoras podem submeter seus curtas-metragens até 10 de junho, a partir do preenchimento de formulário disponível no site do evento – https://www.mostradecinemainfantil.com.br/inscricoes . Os selecionados serão conhecidos no início de julho. 

O evento é um dos festivais mais importantes do segmento no país e uma das principais janelas de lançamento de filmes dedicados à infância e juventude. Na última edição, toda online, foram 330 filmes inscritos e 137 selecionados – 98 filmes brasileiros, de 18 estados, e 39 internacionais, de 23 países, exibidos no evento transmitido para todo o país. 

“Estamos bem otimistas para esta edição. Estou acompanhando a cena audiovisual para a infância no país e no mundo e percebemos muita qualidade e pluralidade de conteúdo”, afirma Luiza Lins, diretora da Mostra.

Realizadores podem inscrever curtas de todos os gêneros

Serão admitidos curtas-metragens nacionais e internacionais inéditos em Santa Catarina, de todos os gêneros, com duração de até 20 minutos, que privilegiem o público infantil e infantojuvenil. Os filmes selecionados serão exibidos na Mostra deste ano. Os critérios para a seleção anunciados pela curadoria são qualidade técnica e artística e conteúdo próprio para o público infantil, de acordo com a classificação indicativa do Ministério da Justiça, de caráter lúdico e/ou educativo.

Os selecionados para a Mostra 2022 serão anunciados no site oficial e nas redes sociais do evento.

Melhores curtas receberão prêmio em dinheiro

Todos os curtas selecionados estarão automaticamente participando da Mostra Competitiva Nacional, que premiará o Melhor Filme, votado por um Júri Oficial, e Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil. Cada um dos vencedores receberá o valor de R$ 1.500. O Melhor Filme e o Melhor Filme Internacional,  escolhidos pelo Júri Popular, receberão troféu e certificado da 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. 

Mostra 2022

O evento, que até a 18º edição era 100% presencial e para o público catarinense, especialmente de Florianópolis, em 2020 passou a ser online por conta da pandemia. Em sua 21ª edição, os encontros voltam a ser possíveis e a Mostra acontecerá em formato híbrido. Na programação presencial haverá  exibição de filmes em sala de cinema e nas escolas, Palquinho da Mostra com shows musicais, Fórum de Cinema e Educação para professores, Encontro Nacional de Cinema Infantil para realizadores e oficinas de audiovisual para crianças e realizadores.

“Voltar a encontrar as crianças e suas famílias depois de dois anos com a Mostra virtual aquece o meu coração. Nada substitui este encontro. E para as crianças, o contato com todo o público e a emoção da sala escura e cheia de gente é uma experiência única e mágica”, diz Luiza Lins. 

Ao mesmo tempo, uma seleção de filmes estará disponível em plataforma de streaming, para continuar levando curtas-metragens brasileiros atuais para o público conquistado nestes dois anos de evento online.

Sobre a Mostra de Cinema Infantil

Acontece desde 2001 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil.

Exibe filmes nacionais e internacionais, que demonstram a pluralidade das infâncias no Brasil e no mundo e apoiam na construção da cidadania. Recebe grandes nomes do cinema e da literatura, além de premiar jovens e experientes diretores por meio da Mostra Competitiva nacional e internacional.

Para o público infantil, promove experiências artísticas afetivas, com exibição de filmes, sorteio de livros, pipoca gratuita, oficinas de audiovisual e shows musicais em todas as edições. Já para os realizadores, promove debates, oficinas e capacitações.  Para educadores , oferece oficinas e palestras sobre audiovisual em contextos educativos, com objetivo de oportunizar a mais crianças o acesso ao cinema brasileiro de qualidade durante o ano todo.

A Mostra atua em prol do cinema brasileiro para todos e participou ativamente na construção de várias políticas públicas para incentivar o segmento, como, por exemplo, a Lei 13006. Em 2021, celebrou 20 anos de trajetória.

Quando? Inscrições até 10 de junho.
Quanto? Inscrição gratuita.
Onde? No site da mostra. Clique AQUI

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *