Leia Mulheres Joinville debate obra da escritora Arundhati Roy

Clique abaixo para ouvir a postagem

Em setembro, o Leia Mulheres Joinville irá debate o livro “O deus das pequenas coisas”, da premiada autora da indiana Arundhati Roy. Os encontros continuam sendo realizados em formato online, devido a pandemia do Novo Coronavírus.

O encontro do grupo – que tem como objetivo propor ações para inclusão da presença da mulher no mercado editorial –, acontece no dia 26/9 (sábado), pontualmente às 15h30 (entrada na sala virtual às 15h20). A mediação será feita pela jornalista Marcela Güther. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas preenchendo este formulário online.

Sobre o livro

Elogiado livro de estreia da indiana Arundhati Roy, “O deus das pequenas coisas” narra a história dos gêmeos Rahel e Estha, que, na Índia de 1969, crescem entre os caldeirões de geleia de banana e as pilhas de grãos de pimenta da fábrica da avó cega.

Armados da inocência invencível das crianças, os dois tentam inventar uma infância à sombra da ruína que é sua família — a mãe, a solitária e adorável Ammu; o delicioso tio Chacho; a inimiga Baby Kochamma e o fantasma de uma mariposa que um dia pertenceu a um entomologista imperial. Rahel e Estha descobrem que as coisas podem mudar num só dia, que as vidas podem ter seu rumo alterado e assumir novas e feias formas. Descobrem que elas podem até cessar para sempre.

Ancorada na angústia mas alimentada pela magia e por um profundo conhecimento, esta pequena obra-prima ganhou o prêmio britânico Booker Prize de 1997, foi editada em 36 países e encabeçou por semanas a lista de mais vendidos na Grã-Bretanha, Austrália, Índia e Noruega, na época de seu lançamento.

Sobre a autora

Nascida em 1961, na Índia, Suzanna Arundhati Roy é escritora, novelista, atriz e ativista política, destaque em causas de direitos humanos e ambientais. Cursou arquitetura na Universidade de Deli. A produção literária de Roy consiste em grande parte em não-ficção de orientação política, a maior parte dela voltada para abordar os problemas enfrentados por sua terra natal na era do capitalismo global. Em 2017, Roy publicou “O Ministério da Felicidade Suprema”, seu primeiro romance em 20 anos, ainda não traduzido para o português brasileiro.

O que é o Leia Mulheres?

O Leia Mulheres é um movimento nacional que existe desde 2015 e objetiva incentivar uma luta, cada vez mais compartilhada, para empoderar mulheres escritoras que sobrevivem a um mercado editorial com preponderância de vozes masculinas. No Brasil, o movimento, criado em São Paulo há quatro anos, já abrange mais de 120 cidades, sendo sete catarinenses: além de Joinville, há clubes de leitura de autoras em Florianópolis, Blumenau, Lages, São José, Balneário Camboriú e Itajaí.

Inscrições: aqui
Redes sociais: Instagram do Leia Mulheres Joinville
Receba as novidades do movimento: Canal do Telegram

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *