Coletivo Aflora realiza curso livre de teatro no bairro Floresta, em Joinville.

O Coletivo Aflora, em parceria com a AMOSFA – Associação de Moradores São Francisco de Assis está com inscrições abertas para o curso de teatro que será realizado uma vez por semana no bairro Floresta. As aulas iniciam no dia 14/08 todas as quartas-feiras, das 19h às 21h e serão ministradas pela educadora Paola Kulik. Para participar é necessário ter a idade mínima de 15 anos e não é preciso ter experiências prévias no fazer teatral. Por se tratar de um curso livre de teatro, não há previsão de término.

O curso tem como objetivo principal, ofertar à comunidade a oportunidade de entrar em contato com o fazer teatral na prática, através de um ambiente acolhedor e descontraído, visando contribuir com a qualidade de vida de seus alunos e busca contribuir para desenvolver as seguintes habilidades:

  • Observação, concentração e percepção de si mesmo, do espaço e dos outros; melhorar o relacionamento interpessoal; percepção corporal e vocal; estimular a espontaneidade e criatividade por meio de jogos e dinâmicas; capacidade de improvisação e interpretação para a cena; leitura e interpretação de texto teatral.

Coletivo Aflora

O Coletivo Aflora surgiu através das oficinas de teatro ministradas por Tatiane Serpa e Maikon Jean Duarte, durante o ano de 2018 na AMOSFA. Durante a oficina o grupo acabou ficando constituído apenas por mulheres em cena e desse encontro, nasceu a montagem “O Canto das Mulheres de um Lugar” – apresentada no 7º Encontro de Teatro Estudantil, na AJOTE e no III Sarau de Mulheres, organizado pelo Fórum de Mulheres de Joinville que aconteceu na AMORABI em dezembro de 2018.

No início de 2019, com o desejo de continuar atuando como um grupo de teatro de mulheres, cria-se o Coletivo Aflora – com o intuito de trazer um olhar para o protagonismo das mulheres através do teatro ou de parcerias com outras manifestações artísticas que possam surgir.

Atualmente o coletivo é formado por: Paola Kulik, Tatiane Serpa, Ani Priscila Morbis e Isabelli Nogueira. Juntas, essas mulheres vivem no presente o processo de montagem de novos espetáculos sobre temas que envolvem o universo feminino.

Educadora Paola Kulik

Paola Kulik  é bacharel em Artes Cênicas pela UNESPAR/FAP. Atriz, diretora de teatro e contadora de histórias. Está em Joinville (SC) desde o início de 2018 e atualmente faz parte da Cia de Teatro da Univille.  É uma das idealizadoras do Coletivo Aflora, atuando como diretora, atriz e facilitadora de cursos e oficinas na área teatral.

Paola iniciou sua experiência nas artes cênicas por meio do curso da antiga Escola Livre de Teatro da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais/PR, na qual realizou diversos espetáculos como atriz e diretora, e onde entrou em contato com o mundo do teatro de bonecos, por meio de confecção e manipulação de técnicas variadas, além de desenvolver montagens cênicas com a linguagem de teatro de animação.

Ainda em São José dos Pinhais, trabalhou no Museu do Boneco Animado (2008), participando da organização de exposições, monitoria de visitas e contação de histórias. Estagiou no Projeto Mais Educação desenvolvendo oficinas de teatro para crianças (2010) e foi professora de teatro na Escola de Linguagens Culturais, dando aula para crianças, adolescentes e adultos (2011). Em 2013, estagiou na Casa da Leitura Hilda Hilst, pela Fundação Cultural de Curitiba, onde desenvolveu contações de histórias para crianças.

Entre 2014 e 2016 integrou a Cia. Dente de Leite (Curitiba/PR), como atriz e diretora, apresentando espetáculos com adaptações de livros infantis, utilizando como recurso cênico a narração de histórias, manipulação de objetos e elementos da arte circense.

Desde 2016 é integrante da Cia. Laica (Curitiba/PR), como atriz do espetáculo “Vozes de Abrigo”, tendo se apresentado em festivais pela região sul do país, como o 26° Festival de Curitiba (PR), 11° Festival Internacional de Teatro de Animação – FITA (Florianópolis/SC) e o 21° Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens – FENATIB (Blumenau/SC).

Quando? Curso livre de teatro. Horário: Todas as quartas-feiras, das 19h às 21h | com início em 14/08
Quanto? Mensalidades: R$ 80,00 para a comunidade em geral e R$ 50,00 para associados da AMOSFA (Associação de Moradores São Francisco de Assis). A primeira aula do dia 14/08 é gratuita.
Onde? Rua Carlos Pahl, Floresta, nº 187 (atrás da Comunidade Católica São Francisco de Assis).

Informações e inscrições: coletivoaflora@gmail.com
whatsapp (47) 9 9697-8224

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *