Clube “Leia Mulheres” discute arte e radicalismo a partir da obra de Rachel Kushner

Clique abaixo para ouvir a postagem

O clube literário “Leia Mulheres Joinville”, realiza no dia 24/8, às 15h, na Sala Vermelha do galpão da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ), o encontro de agosto. Nele, será discutida a obra “Os lança-chamas” (2013), da escritora americana Rachel Kushner. A mediação será feita pela jornalista Marcela Güther.

Sobre o livro

O ano é 1975 e Reno – uma jovem recém-formada que ganhou esse apelido por causa de sua cidade natal — acaba de se mudar para Nova York disposta a transformar em arte seu fascínio por motocicletas e velocidade. Sua chegada coincide com um período de ebulição no mundo artístico de Manhattan: pintores, escultores, fotógrafos, videomakers e agentes estão começando a colonizar a até então deserta e industrial região do SoHo, a desenvolver ações no East Village e a confundir os limites entre vida real e arte.

Passional, vulnerável e corajosa, Reno se junta a um grupo que a submete a uma espécie de educação sentimental. Ela logo começa a namorar um artista plástico chamado Sandro Valera, herdeiro distante de um império de pneus e motocicletas italianos. Quando eles visitam a família de Sandro na Itália, Reno se vê envolvida com membros dos movimentos radicais que tomaram conta daquele país nos anos 1970, e uma traição a jogará nos submundos da clandestinidade.

A autora

Rachel Kushner nasceu em 1968 em Eugene, Oregon, nos Estados Unidos. Seu primeiro romance foi “Telex from Cuba” (2008), também finalista do National Book Award. Recentemente lançou no Brasil a obra “Mars Club”, em que aborda a rotina e as dificuldades enfrentadas dentro de um sistema penitenciário para mulheres.

Sobre o Leia Mulheres

O Leia Mulheres é um movimento nacional que existe desde 2015 e objetiva incentivar uma luta, cada vez mais compartilhada, para empoderar mulheres escritoras que sobrevivem a um mercado editorial com preponderância de vozes masculinas. No Brasil, o movimento, criado em São Paulo há quatro anos, já abrange mais de 100 cidades, sendo seis catarinenses: além de Joinville, há clubes de leitura de autoras em Florianópolis, Blumenau, Lages, Balneário Camboriú e São José.

Quando?  24/8  Horário: 15h
Quanto? Entrada Gratuita
Onde?  da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ), localizado dentro da Cidadela Cultural Antarctica (Rua XV de Novembro, 1383, Galpão 13, bairro América, Joinville – SC

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *