Arte na Cuca completa um ano e lança loja online em dezembro

Em outubro, o ARTE NA CUCA fez seu primeiro ano de vida. Para comemorar esse primeiro (de muitos) anos de vida, decidimos contar um pouquinho sobre como surgiu a ideia do site, de onde “nascemos” e para onde estamos pensando em ir nos próximos meses (2019 será um ano repletos de novidades, aguardem!). Então, caro leitor, senta que lá vem à história.

Para falar sobre nós é preciso começar fazendo uma pergunta a quem nos lê: Como você costuma se informar sobre a cena cultural da cidade, os eventos, exposições, espetáculos, feiras e outras atividades relacionadas à arte e lazer? É claro que para os mais antenados sempre havia um jeito ou outro, mas nós do ARTE NA CUCA, sempre tivemos muita dificuldade para acompanhar a rapidez e às vezes até mesmo a monotonia com que os eventos culturais e algumas instituições da cidade divulgam suas atividades. Essa dificuldade se dava pelo trabalho, compromissos com estudos, família, provas, ou seja, nossa vida agitada de cada dia.

Como poderíamos ser mais participativos e nos apropriarmos das ações e espaços culturais de da cidade, se, nós se quer sabíamos da existência de alguns ou de sua programação? Foi então que em 2017, no processo de escrita do trabalho de conclusão de curso da – até aquele momento acadêmica – Celiane Neitsch, do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Univille, é que surgiu a ideia de criar um site que serviria como mediador cultural entre arte (quando pensamos de forma ampla) e o público.

Começamos a pensar nos primeiros esboços de como construir um site, e sobre o que falaríamos? Seríamos uma agenda? Como escrever? Alguém leria? E o principal, precisávamos de um nome, qual seria? A maioria dessas dúvidas foi sanada com a ajuda e conhecimento profissional do webdesigner, Walmer Bittencourt Júnior. Sua experiência de 8 anos na construção de sites foi e tem sido essencial nessa caminhada. É ele também o responsável por todo o nosso material gráfico como flyers, cartões de visitas, banners, logo e etc.

Uma pequena prévia do que está por vir

À medida que a página era criada, íamos trabalhando, “garimpando” informações, eventos, encontros, palestras, espetáculos, exposições, oficinas e tudo o que dizia respeito à arte e cultura na cidade. Foi numa dessas “garimpagens” que chegamos ao blog “Artes Visuais Exposições em Joinville”, do nosso parceiro em muitas matérias, Luciano Santos Itaqui.  Envolvido com o mundo das artes desde a infância, Luciano é acadêmico do curso de Artes Visuais da Uniasselvi e cursa História da Arte e Ateliê de Cerâmica na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior.

Além disso, dedica-se a entrevistar e a escrever a respeito de diversos artistas em seu blog, e assim registrar por meio da escrita e expor de forma acessível a quem possa interessar momentos, memórias e histórias de nomes importantes da arte joinvilense como: Sônia Rosa, Marcia Camargo, Daniel Machado, Fabio Salun entre outros.

Convidado pelos idealizadores do projeto ARTE NA CUCA (Celiane Neitsch e Walmer Bittencourt Júnior), Luciano Santos Itaqui passou a escrever e nos enviar textos de sua autoria, relacionado à literatura, exposições de artes visuais e teatro, contribuindo de maneira significativa com nossas publicações e com o crescimento do site. A você nossa gratidão e desejo de sucesso, Lu!

Depois de certo tempo escrevendo e interagindo com o público, percebemos que não queríamos apenas ser uma agenda, nosso desejo era nos comunicar de maneira mais ativa com vocês, leitores. Queremos sim informá-los sobre determinados eventos que estão acontecendo pela cidade, principalmente os que acreditamos serem bacanas a ponto de escrevermos sobre eles. Ou então, quando escrevemos sobre determinado livro, peça de teatro, música ou oficina e publicamos no site, certamente é porque um de nós (Luciano, Walmer ou eu quem escreve agora, Celiane), conhece o trabalho, leu a respeito ou recebeu fortes indicações de que aquele é um bom trabalho. Escrevemos sobre o que acreditamos, e prezamos pela qualidade.

É essa qualidade que queremos continuar buscando e oferecendo ao público. E em um desdobramento do ARTE NA CUCA, como um site que se dedicava apenas a matérias e notícias, que em dezembro acrescentaremos um novo formato que abrigará também uma plataforma de e-commerce, com sua própria loja online, exclusivamente dedicada a comercializar produtos de pequenos produtores da arte e cultura joinvilenses, como: obras de arte, livros, CD’S, DV’S, artesanatos, brinquedos, canecas e etc. Além de participar das inúmeras feiras culturais que já acontecem pela cidade, os artistas e artesãos terão a oportunidade de expor suas peças como em um catálogo virtual e vender seus produtos de maneira online através do site. Vamos juntos expandir os horizontes da arte em Joinville e fazer dela um grande negócio!

Curtiu a nossa ideia e quer saber mais informações ou deseja nos apresentar seu produto? É só entrar em contato através do e-mail: contato@artenacuca.com.br

Recommended Posts

1 Comment

  1. Avatar

    Parabéns Celiane Neitsch e Walmer Bittencourt Júnior, pela criação do site ARTE NA CUCA, espero encontrar aqui sempre a divulgação dos trabalhos dos artistas e dos escritores de Joinville. Parabéns Luciano Santos, pelas matérias que você produz! Que a arte siga presente na tela, na alma e nas palavras deste site! Sucesso!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *