Vem aí a Experimental Big Band – a Big Band Jovem da Sarau# Produções

Clique abaixo para ouvir a postagem

Iniciativa inédita em Santa Catarina vai reunir jovens instrumentistas de até 25 anos. Edital de convocação abre dia 13 de outubro

Uma iniciativa inédita no cenário musical catarinense promete estimular a descoberta e desenvolvimento de novos talentos e oferecer mais uma opção de qualidade para o público amante do jazz. A“Experimental Big Band”, a Big Band Jovem da Sarau# Produções, que vai reunir instrumentistas de até 25 anos de idade sob a regência e curadoria musical de Cláudio Moraes, saxofonista diplomado pela Escola de Jazz de Montreux (Suíça) e com uma trajetória de mais de 30 anos na área.

A chamada pública para a primeira formação da banda abre dia 13 de outubro e prossegue até 13 de novembro. As inscrições são gratuitas pelo link http://bit.ly/fichabigband e os nomes que comporão este primeiro grupo serão divulgados até dezembro de 2020.

“Hoje temos uma rapaziada talentosa sem muito espaço para se desenvolver em Joinville. O jazz é música que desenvolve o improviso e uma big band possibilita isso aos participantes. Ela dá voz aos instrumentistas e permite que eles aprimorem questões técnicas e aprendam a tocar em grupo”, explica Cláudio Moraes, destacando que a iniciativa também é uma forma de compartilhar a experiência adquirida ao longo de sua carreira.

A Experimental Big Band é uma realização da Sarau# Produções, em coprodução com a Agência Cultural AqueleTrio. Ela será composta exclusivamente por músicos com idade inferior a 25 anos. Eles deverão ter disponibilidade para ensaios semanais em Joinville, com 2h30 de duração e não remunerados, visando a sua futura profissionalização e apresentações artístico-culturais a partir de 2021, viabilizadas por editais de incentivo à cultura e patrocínio.

As vagas disponíveis serão distribuídas:

. 2 para saxofone alto;

. 2 para saxofone tenor;

. 2 para saxofone barítono;

. 4 para trompete;

. 3 para trombone tenor;

. 1 para trombone baixo;

. 1 para piano

. 1 para contrabaixo acústico/elétrico;

. 1 para bateria;

. 1 para guitarra.

Confira o cronograma completo do Edital de Chamamento de Inscrições e mais informações em https://bigbandsub25.webnode.com/

Sobre o curador

Cláudio Moraes – curador musical e regente

É saxofonista diplomado pela Escola de Jazz de Montreux (Suíça), onde morou de 1993 a 2000. Lá foi professor substituto de saxofone no Ècole de Musique Crescendo (Vevey), na Harpège Musique (Montreux) e Collège de Montreux.

De volta ao Brasil fez parte da turnê catarinense do músico Juca Chaves, depois participou como instrumentista da Tem Tutano Banda de Rua (Itajaí/SC), grupo Maraca (Florianópolis/SC), grupo Pé de Crioula e AqueleTrio, com o qual realizou pequena turnê no Sul do país e fez a abertura do Joinville Jazz Festival em 2007. Em 2008 retornou ao palco do Joinville Jazz Festival com o grupo Em Cima da Hora e formou o grupo Chá de Cevada para o projeto A Hora do Choro. Com este grupo participou da turnê catarinense pelo Circuito Sesc de Música em 2009.

Nos anos de 2011 até 2014 foi músico integrante e coordenador artístico da Joinville Jazz Big Band, quando realizou apresentações na região de Joinville/SC. Participou de CDs de Ana Paula da Silva, Sergio Coelho, Thales Nunes, Fevereiro da Silva, Os Depira, Duo Backer, Ricardo Capraro, Gandhi Martinez (incluindo DVD), Banda TerrAvista. Integrou a banda de Dentinho Arueira na gravação do DVD Seu Brasilino, com turnê de mesmo nome. É músico idealizador e integrante do Sarau# Trio, com destaque para os projetos Acústico no Museu, Sarau nas Escolas, Sarauzinho#, shows em Santa Catarina e a produção e circulação do EP Sarau# em 2017. Compositor da trilha sonora e instrumentista do curta Uma Escada para João e revisor musical do Songbook Crioula.

Bacharel em Música pela UNIVALI/Itajaí com pós graduação em Metodologia do Ensino da Música, é professor de saxofone na Escola de Música Villa-Lobos e o responsável pela Sarau# Produções.

O que é uma Big Band?

Big Band é um tipo de formação musical atrelada ao jazz, muito popular dos anos 20 aos anos 50, período conhecido como a “Era do Swing”, composto por trompetes, trombones, saxofones, piano, guitarra, contrabaixo e bateria.

Dentre as maiores big bands da história estão, por exemplo, as dos artistas: Maynard Ferguson, Dizzy Gillespie, Count Basie, Duke Ellington, Glenn Miller, Benny Goodman e Frank Sinatra.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *