Sarauzinho# estreia documentário no Sesc Joinville e circula por Santa Catarina

Clique abaixo para ouvir a postagem

O Sarauzinho#, projeto produzido pela pianista Marisa Toledo, que desde 2014 leva o chorinho brasileiro a crianças de escolas públicas e privadas, inicia o ano com novidades. No dia 06 de março, acontece o lançamento do “Sarau# nas Escolas – o documentário do Sarauzinho#”, com exibição às 20h no Sesc Joinville. Após a exibição será realizada uma roda de conversa com os integrantes do projeto, possibilitando ainda mais interação com o público. Depois do lançamento, o vídeo estará disponível no canal da Sarau# Produções no Youtube.

O objetivo é apresentar ao público como é feito esse projeto, que acontece desde 2014 e leva o chorinho brasileiro às crianças de ensino fundamental das escolas de Joinville e região. A partir de 10 de março, o filme tem circulação gratuita e pré-agendadas por escolas públicas do Norte e Alto Vale do Itajaí, e contará com 16 apresentações em escolas públicas de oito municípios: Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Barra do Sul, Massaranduba, Pomerode, Schroeder e Guaramirim.

“Sarau# nas Escolas – o documentário do Sarauzinho#” 

É uma produção da Mídia Quatro Filmes e marca o encerramento da 3º edição do Sarau# nas Escolas, realizada em 2018 e 2019 em Joinville e viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, e com o patrocínio da Fremax e da Pamplona Iluminação (de Blumenau).

E o Sarauzinho# por Santa Catarina é realizado pelo governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura/Artes – edição 2019. Em ambos os projetos a produção é da Sarau# Produções e da Agência Cultural AqueleTrio, com o apoio da Mídia Quatro Filmes, Univille e C.E.M. – Centro de Estudos Musicais.

As apresentações são ao vivo, realizadas de forma lúdica pelo Sarau# Trio, grupo composto pelos músicos Cláudio Moraes (sax/flauta), Marisa Toledo (piano) e Rafael Vieira (bateria e percussão), de Joinville, e que tem como foco o incentivo às iniciativas musicais autênticas nas reinterpretações da música brasileira. Conta com roteiro, direção cênica e atuação de Ângela Finardi e a presença de Joaquim, um boneco de espuma criado por Muriel Szym. Cadeirante e espirituoso, Joaquim interage com a criançada e, brincando, contribui para o protagonismo da pessoa com deficiência em diversos setores da sociedade e para a inclusão social. Todo o grupo conta com figurinos exclusivos de Caren Negrelli.

No repertório estão músicas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Hamilton de Holanda, entre outros compositores. Com isso, os alunos poderão conhecer um pouco mais do Choro, um estilo instrumental que surgiu no Brasil no século 19 e se caracteriza pela execução extremamente elaborada. O Choro é considerado Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Sarauzinho# 2020 – Circulação pelo Estado de Santa Catarina

10 de março – Campo Alegre – EMEB Maria José Duarte Silva Bernardes
28 de abril – São Bento do Sul – EBM Dalmir Pedro Cubas
26 de maio – Rio Negrinho – EEB Profª Marta Tavares
23 de junho – Barra do Sul – EM Manoel Henrique Borges
07 de julho – Massaranduba – EMEF Profª Araci Duarte
18 de agosto – Pomerode – EEBM Prof. Curt Brandes
22 de setembro – Schroeder – EM Prof. Santos Tomaselli
20 de outubro – Guaramirim – EEF Almirante Tamandaré

Quando? Estreia 06 de março. Horário: 20h
Quanto? Gratuito
Onde? Serviço Social do Comércio – Sesc. R. Itaiopolis, 470 – América, Joinville – SC
Mais informações sobre o projeto: (47) 9 9994-2984 e sarausbrasileiros@gmail.com

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *