Projeto leva música clássica para crianças no Jardim Paraíso

Clique abaixo para ouvir a postagem

A ONG “Missão Criança”, mantida pela Igreja Luterana no bairro Jardim Paraíso, iniciou suas atividades em 1998, depois de uma grande enchente enfrentada pelos moradores, e a partir de então, integrantes da congregação luterana começaram a realizar pequenas ações sociais com adultos e crianças, percebeu-se então que a necessidade maior estava nas crianças, e algo que começou há 20 anos, atualmente atende 150 crianças de 06 a 17 anos. Nas atividades que acontecem em horário oposto ao da escola, e incluem apoio pedagógico, esporte e música, as crianças aprendem através da convivência, brincadeiras e programas desenvolvidos dentro da instituição que busca fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio de diálogos, reuniões de pais e momentos culturais.

Em meio a tantas atividades, destacamos a mais recente conquista da ONG, a arte-educação por meio da música clássica, que conta com a participação e apoio do maestro Rafael Huch, proponente do projeto aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, que mediante aprovação de projeto, autoriza a captação de recursos junto às empresas e pessoas físicas, para realização das propostas.

As aulas de violino, ministradas pelo professor Renan Corrêa, e as de violão e canto coral, pela professora Vivian Vass Tavares além de apresentar às crianças o que para muitas delas é seu primeiro contato com a música clássica, que ali também é um instrumento de transformação social, como aponta à coordenadora Eunice Deckmann: “A grande maioria das crianças, depois que saem da escola, ficam ociosos o que se torna um “prato cheio” para as más influências. Quando conhecemos o Maestro Rafael e o interesse dele pelas crianças e toda a experiência e competência na elaboração de projetos, logo surgiu a ideia de unirmos forças para tentarmos transformar vidas por meio da música e quem sabe até mesmo descobrir novos talentos”.

O próximo passo é ofertar aos alunos aulas de flauta, e manter os professores por mais 12 meses, mas para isso é necessário que a captação atinja 100% dos recursos aprovados, no total de R$133 mil reais. Porém, até o momento, o percentual alcançado foi apenas de 30%, ou seja, mais da metade dos recursos não conseguiram ser captados. Isso é algo que Eunice acredita estar relacionado com a falta de esclarecimento a respeito do funcionamento da Lei Rouanet, que prevê formas de financiamento para eventos culturais e a maior parte dos recursos vem do que é chamado de mecenato, em que pessoas físicas ou jurídicas podem ser patrocinadoras dos projetos aprovados pelo Ministério da Cultura. O valor é deduzido do imposto de renda, pessoa física pode chegar até 6% do IR, e jurídica o limite são 4%.

O prazo máximo para realizar a captação dos 70% faltantes, vai até 30 de dezembro de 2018, e o intuito das aulas de música no “Missão Criança”, é que através das aulas, seja formada uma orquestra infanto-juvenil para enaltecer e, estimular o sentimento de pertencimento entre os moradores do Jardim Paraíso. As primeiras apresentações dos pequenos músicos já estão agendadas.

 

“É tão mal falado o nosso bairro, é tão judiado por todo mundo… e não é assim. O bairro não é um problema, algumas pessoas são. É um bairro muito bom.”

Eunice B. Deckmann

Para quem deseja mais informações, os contatos da ONG “Missão Criança”, são:

E-mail: pmcparaiso@gmail.com
Contato: (47) 3903-1827 ou (47) 9657-8131

Este slideshow necessita de JavaScript.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *