Espetáculo musical gratuito restringe a visão e acentua a experiência sensorial

Clique abaixo para ouvir a postagem

Os músicos Fernanda Rosa (voz) e Mateus Costa (contrabaixo) apresentam neste sábado, 30 de junho, um espetáculo pouco convencional: em “Livre mente”, os integrantes do duo A Corda em Si recebem o público em um ambiente de completa escuridão e têm seus movimentos descritos em áudio por um locutor. O espetáculo acontece no Centro de Convenções Alfredo Salfer e tem entrada gratuita.

FOTOS: Antonio Rossa

Composto pela dupla (ambos deficientes visuais) e arranjado por Costa, “Livre mente” propõe que o público formado tanto por pessoas videntes quanto cegas possa compartilhar a experiência sonora a partir de uma mesma restrição de sentidos. Assim, os efeitos cênicos de luz dos concertos tradicionais são dispensados em favor da escuridão e a possibilidade de visualizar a performance dos músicos no palco é substituída pela descrição de seus movimentos na voz de um locutor. O público é recebido de olhos vendados por dois monitores de auxílio à mobilidade em um espaço adaptado, com indicações táteis para as cadeiras, os banheiros e as saídas.

O duo A Corda em Si foi formado em 2009, em Florianópolis, e já no ano seguinte circulava pelo estado com 21 apresentações do seu primeiro CD, “O som do vazio”, através do Circuito SESC de Música, estendendo o roteiro de apresentações para Curitiba, Porto Alegre e mesmo Lisboa, em 2013, no show do Ano do Brasil em Portugal. Seu segundo disco, “Sinfonia Azul”, foi lançado em 2014 e ampliou ainda mais o horizonte de atuação da dupla, levando-a também ao Paraguai e ao Uruguai. Suas composições têm dado a trilha sonora para desfiles de moda da estilista Helena Kussik (em 2010), para a abertura do filme “Rendas no ar” (junto com André Abujamra, em 2011) e para as coreografias de Isis Navarro no espetáculo “Duas artes em sinfonia azul” (de 2015). Ao lado da diretora Luana Mara, em 2013, a dupla também desenvolveu o pocket show “Se eu fosse uma bolha de sabão” com teatro de sombras, música, dança e poesia. Dirigido por Bruna Carolina Santos da Silva em 2012, o documentário “A Corda em Si no TICEN” mostra Mateus Costa e Fernanda Rosa apresentando-se ao ar livre em frente ao terminal de ônibus de Florianópolis.

 

DIA: 30 de junho
HORÁRIO: 18 horas
CUSTO: entrada gratuita
LOCALIZAÇÃO: Centro de Convenções Alfredo Salfer (Centreventos Cau Hansen) – av. José Vieira, 315, no Centro de Joinville

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *